O pesadelo ainda não acabou, mas o cruzeirense ao menos pôde respirar. O Cruzeiro deixou a zona de rebaixamento do Brasileirão após dez rodadas. O time celeste venceu o Botafogo, ontem (31), por 2 a 0, em pleno Engenhão, e ascendeu ao 16º lugar, abrindo dois pontos do Z4. Os gols do jogo saíram dos jovens Cacá e Éderson.
O jogo
A partida foi tensa do início ao fim. A torcida do Botafogo encheu o Engenhão para apoiar um time que entrou muito pilhado em campo. É bem verdade que, desde que Abel chegou ao Cruzeiro, esse foi o pior jogo do time. Mas como Mano Menezes adorava dizer “é precisa saber sofrer”.
E o Cruzeiro soube. É bem verdade que em certos momentos o torcedor quase morreu de susto. Mas, no final, a noite terminou azul. E, mais uma vez, o clube tem de agradecer aos garotos da base. Cacá e Éderson fizeram os gols da vitória e do alívio.


Gols
O primeiro gol da partida saiu aos 25 minutos do primeiro tempo, com o jovem zagueiro Cacá. O camisa 14, considerado um fenômeno das categorias de base celeste, assumiu uma missão espinhosa: substituir o ídolo Dedé num dos momentos mais difíceis da história do Cruzeiro. E com muita personalidade, o garoto vem dando conta do recado, tendo suas boas atuações coroadas com seu primeiro gol pelo time profissional, na noite de ontem.
Na jogada, Thiago Neves bateu escanteio e Cacá subiu sozinho, testando firme para o fundo das redes. Muita alegria estampada no rosto do jovem defensor e um a zero no placar.
Após o gol o Botafogo passou a pressionar muito pelo empate, tendo criado até boas chances de marcar. Mas, com as inteligentes alterações efetuadas por Abel Braga, o Cruzeiro segurou bem o placar e deu o golpe de misericórdia já no apagar das luzes, aos 51 minutos da segunda etapa.
Precisando do resultado o Fogão se lançou todo para frente e consequentemente deixou muitos espaços na defesa. E, num contra-ataque, Dodô achou Ariel livre pela ponta direita (os dois haviam entrado no segundo tempo). O camisa 5 progrediu e viu Éderson pedindo bola desesperadamente na entrada da área. O argentino então fez um passe açucarado e a revelação celeste no ano encheu o pé, no ângulo do goleiro Gatito. Dois a zero, muita vibração e a vitória garantida. E de quebra, Cruzeiro fora do Z4.
Tabela
Com a vitória, o Cruzeiro, enfim, deixou o Z4. Agora o time se encontra em 16° lugar, com 32 pontos, dois a mais que o Fluminense, primeiro da zona. Já o Botafogo entrou de vez na briga contra o rebaixamento, tendo 33 pontos, na 14ª colocação.
🎃 Subiu? Desceu? Ficou no mesmo lugar? Confere aí seu time na minha classificação – após 29 rodadas – e diz para mim: tá feliz? Faltam 9… pic.twitter.com/bhAzQY9v8b
— Brasileirão Betano (@Brasileirao) November 1, 2019
Próximos jogos
O Cruzeiro entra em campo no domingo (3), às 19h, contra o Bahia, no Mineirão. Uma vitória seria de extrema importância, pois daria mais tranquilidade ao time de Abel Braga. Ja o Botafogo pega o Santos, fora de casa, no mesmo dia e horário.

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.