Menu

Bairros mais seguros do RJ: Conheça os principais

18/10/2021 às 21:00
Tempo de leitura
7 min
Pão de açúcar. Foto: Pixabay
Pão de açúcar. Foto: Pixabay

O Rio de Janeiro é um dos destinos mais cobiçados para turismo, tanto nacionais quanto internacionais. 

Em 2020, o Rio foi o destino mais procurado na Decolar, empresa voltada para o turismo, com venda de hotelaria. 

Segundo o portal Terra, 46,1% dos turistas internacionais, vieram ao país em busca das praias da Cidade Maravilhosa. 

De acordo com a pesquisa divulgada pelo portal Terra, o maior atrativo que leva os turistas para o Rio de Janeiro são as praias, como Copacabana e Ipanema. 

Além disso, o Museu do Amanhã, o Pão de Açúcar, a Escadaria Selarón e o Cristo Redentor são pontos turísticos que não podem faltar na lista dos visitantes. 

O Cristo Redentor é considerado uma das Sétimas Maravilhas do Mundo Moderno, e em 2019 recebeu mais de 1.940.327 turistas, segundo dados da Agência Brasil. 

Neste conteúdo, buscaremos elencar os bairros mais seguros do Rio de Janeiro para quem deseja curtir e conhecer a Cidade Maravilhosa. Confira abaixo e boa leitura!

Leia também: Férias de verão – 5 dicas para viajar e economizar

Os bairros mais seguros do Rio de Janeiro/RJ

Confira, abaixo, os bairros mais  seguros do Rio de Janeiro e suas particularidades e atrativos:

  1. Copacabana

Além de ser o nome de uma das praias mais famosas do Rio de Janeiro, Copacabana também é um dos locais mais conhecidos da cidade fluminense. 

Esse bairro tem uma localização privilegiada, e conta com uma variedade de hospedagens (hotéis, hostels, entre outros) e, de bares e restaurantes. 

Ele também é do ladinho de vários outros bairros famosos e seguros, como o Leblon e Ipanema. 

O que não falta nesse bairro é atração e opções de lazer, tanto para quem veio sozinho ou acompanhado da família. Confira as principais atrações:

O Forte de Copacabana 

Localizado na beira-mar, o lugar conta com várias exposições artísticas. E o melhor de tudo, o preço é bem em conta, com adultos pagando R$6 e estudantes meia entrada. 

Parque Estadual da Chacrinha

Totalmente gratuito, o Parque é uma opção para quem quer fugir do calor do RJ. Repleto de árvores, o lugar é perfeito para uma caminhada ou piquenique. 

A estátua de Carlos Drummond de Andrade

No calçadão de Copacabana fica a estátua do escritor. Um dos monumentos preferidos dos turistas na hora de fotografar a Cidade Maravilhosa. 

Calçadão e praia de Copacabana

Outro ponto que não pode faltar na lista de quem está curtindo esse bairro é conhecer o calçadão e a praia. O calçadão foi construído em 1906, com pedras importadas de Portugal. 

  1. Ipanema

Este local ficou conhecido e eternizado na música de Tom Jobim, “Garota de Ipanema”. 

O bairro está localizado entre a praia com o mesmo nome e a Lagoa Rodrigo de Freitas.  

Por ser uma área repleta de turistas, Ipanema costuma contar com policiamento diário. 

Além disso, em Ipanema os turistas encontram desde barzinhos até hotéis e restaurantes internacionais. Entre os lazeres preferidos dos turistas estão:

Ver o pôr do Sol na Pedra do Arpoador

Esse cenário é bastante retratado em novelas e filmes que passam na cidade do Rio de Janeiro: pessoas na Pedra do Arpoador aplaudindo o pôr do sol. 

Esse hábito começou no verão de 1968/1969, pois o jornalista Carlos Leonam, impressionado com a beleza do lugar começou a aplaudir o evento. 

Em seguida, ele foi seguido por seus amigos que estavam junto no local, como Glauber Rocha, João Saldanha e Jô Soares. 

Conhecer a estátua de Tom Jobim

Outro ponto turístico de Ipanema é a estátua do compositor e cantor que eternizou o bairro em suas canções.  

Diversos turistas tiram fotos com a estátua e muitas vezes acontecem apresentações artísticas em torno do monumento. 

A estátua fica localizada perto do Arpoador, no início da Avenida Vieira Souto.

Fazer compras na Feira Hippie de Ipanema

Outro lazer indispensável para os turistas e moradores do bairro é fazer compras e passear na Feira Hippie. Inaugurada nos anos 60, a Feira é considerada uma das maiores galerias de artes e artesanatos ao ar livre. 

São mais de 900 pontos de exposição, que contam com artesanato, bordados, pinturas, entre outros artigos que podem ser uma perfeita lembrança da cidade. 

  1. Leblon

Do ladinho de Ipanema, Leblon é considerado o bairro mais nobre do Rio de Janeiro, sendo palco de várias novelas brasileiras. 

Esse bairro é um dos mais policiados do RJ, além disso conta com várias câmeras de vigilâncias municipais e com duas centrais da Polícia Civil. 

Segundo o blog do Quinto Andar, Leblon é um dos bairros com melhor infraestrutura, com diversas opções de comércio, serviços e lazer, mas os preços podem ser um pouco mais caros em comparação com os demais bairros da lista. 

Entre as opções de lazer no leblon estão:

Visitar o mirante do Leblon

Essa é uma opção gratuita para você curtir essa praia encantadora. O Mirante fica localizado no canto extremo direito da praia, e é um deck de madeira em cima das rochas. 

A partir do Mirante do Leblon é possível ter vista do Leblon, Ipanema e Arpoador. No local há vários quiosques e barracas para você pedir água de coco e curtir a paisagem. 

Visitar o Parque Natural Municipal do penhasco Dois Irmãos

Essa é outra opção grátis para você curtir o Rio de Janeiro. A atração fica dentro de uma parque localizado em área de preservação ambiental, com muitas árvores e atrativos, como brinquedos para crianças, trilha e quadra para diversos esportes. 

O Parque é formado por quatro mirantes que possibilitam ver vários pontos turísticos da cidade, como a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jardim Botânico, Leblon e Ipanema. 

  1. Barra da Tijuca

Localizado na Zona Oeste do Rio, a Tijuca é repleta de shoppings centers e condomínios fechados, com empreendimentos de luxo como o Be Península.

A segurança privada é um diferencial nesse bairro. Entre as opções de lazer neste bairro se destacam os hotéis na beira da praia que oferecem guarda-sóis e atendimento na orla. 

Além disso, a praia é conhecida pelos praticantes de surfe e windsurfe. Outros opções para curtir são:

Conhecer o Maracanã

Para os amantes do futebol que estão visitando a cidade, não pode faltar o Tour pelo Maracanã. O Estádio já foi palco de Copa do Mundo, Olimpíadas e muitas partidas marcantes de futebol. 

Sambar na quadra do Salgueiro

O Salgueiro é uma escola de samba famosa no Rio de Janeiro, e ela abre sua quadra para os turistas. Entre as atrações especiais para turistas está o “Welcome Drink”, onde passistas servem caipirinha aos visitantes. 

Também ocorre uma oficina cultural, onde os turistas podem aprender um pouco de samba com os passistas da escola. 

Os bairros acima mencionados possuem suas próprias características e especificidades, e todos eles representam partes únicas do Rio de Janeiro. 

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de compartilhar com pessoas que tenham interesse no assunto!

Confira outros destaques do Mais Minas.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:58