Curso abre oportunidade para desenvolver projetos em mobilidade urbana

Por Rodolpho Bohrer
Publicado: última atualização em 0 comment

Cidade Ativa em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen abre inscrições para a terceira edição do curso Mobilidade em Transformação: pessoas que movem cidades. O curso aborda conceitos fundamentais de uma mobilidade urbana inclusiva, segura, saudável e sustentável, além de apresentar problemáticas e abordagens atuais, cocriando novas perspectivas com as pessoas participantes relativas às suas cidades e contextos.

Curso abre oportunidade para desenvolver projetos em mobilidade urbana
Imagem ilustrativa

Também são exploradas maneiras de colocar a teoria em prática, apresentando ferramentas de planejamento, implementação e consolidação de ações de mobilidade de diversos tipos. Ao final do curso, as pessoas participantes elaboram um projeto, para fomentar seu envolvimento nas discussões sobre mobilidade em suas cidades, catalisando o desenvolvimento de ações concretas que possam influenciar programas, políticas, intervenções físicas, práticas pedagógicas, entre outros.

Esta terceira edição do curso será realizada entre maio e agosto de 2023 e terá carga horária de 50 horas. A formação utiliza uma metodologia baseada em aulas gravadas, encontros síncronos e atividades práticas.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 05 de abril até 05 de maio de 2023. Podem ser feitas por meio de formulário disponibilizado nas mídias sociais da Cidade Ativa e da Fundação Grupo Volkswagen. Inscrições: https://bit.ly/inscricoescmt2023

O curso é destinado a pessoas de várias disciplinas que queiram explorar a intersecção com a temática, o que engloba professores, gestores públicos, assessores, arquitetos/as e urbanistas, técnicos, engenheiros/as, pesquisadores, consultores e tantas mais. A formação é gratuita e é disponibilizada certificação.

Rede de formação e assistência técnica

A iniciativa Mobilidade em transformação: pessoas que movem cidades foi idealizada em 2021 em uma parceria entre Cidade Ativa e Fundação Grupo Volkswagen, como uma formação virtual no tema da mobilidade urbana. Entrando no seu terceiro ano, a iniciativa contempla atualmente, além do curso virtual, uma rede de formação continuada e a assistência técnica – apoio a um projeto de intervenção.

Trata-se de uma formação que acompanha os debates e novas tendências em torno dos deslocamentos nas cidades, colocando as questões humanas no centro desse novo olhar. Com isso, a Cidade Ativa e a Fundação Grupo Volkswagen convidam cursistas para ampliarem sua atuação como agentes transformadores da mobilidade urbana nas cidades em que vivem.

Entre 2021 e 2022 cerca de 460 profissionais, dentre educadores, técnicos e gestores municipais, arquitetos, engenheiros e outros profissionais tiveram a oportunidade de participar de uma formação inteiramente virtual. Em 2021 a iniciativa se concentrou no Estado de São Paulo. Já em 2022 a iniciativa se expandiu no território chegando a 18 estados e o Distrito Federal, totalizando mais de 150 municípios alcançados nas 2 edições, e inaugurou a frente de assistência técnica.

Na assistência técnica, foi proposta a aplicação prática dos aprendizados adquiridos, apoiando a implementação de um dos projetos apresentados em 2021, uma intervenção física em Registro/SP. A ação permitiu o compartilhamento da experiência com cursistas da turma de 2022.

Sobre a Fundação Grupo Volkswagen

Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades com recursos dos rendimentos de um fundo constituído pela Volkswagen. Atualmente, abraçamos duas causas prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão. Além disso, apoiamos ações de investimento social do Grupo Volkswagen no Brasil.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS