Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
A inclusão está no centro das discussões educacionais, mas como transformá-la em prática efetiva dentro das escolas? Pensando nisso, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está oferecendo um curso gratuito e à distância em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Essa formação é uma parceria com o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e está com inscrições abertas até 30 de janeiro de 2025.
São 5 mil vagas, e a seleção será feita por ordem de inscrição, o que torna essencial que você garanta sua participação o quanto antes. Para se inscrever, é necessário preencher um formulário eletrônico e anexar documentos em PDF, como identidade, CPF e comprovante de atuação na educação básica — mas mesmo quem não está atualmente em sala de aula também pode se candidatar. O prazo final para envio é às 23h59 do dia 30.
A prioridade é para professores e gestores da rede pública de Minas Gerais, especialmente aqueles que atuam em salas comuns ou no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Contudo, profissionais da rede privada e de outras situações também são bem-vindos, dentro da disponibilidade de vagas.
Uma formação completa e acessível e com carga horária de 120 horas, o curso é dividido em quatro módulos:
- Direitos Humanos, diversidade e educação inclusiva;
- Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva;
- Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas;
- Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola.
As atividades serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com encontros síncronos e assíncronos, permitindo que você organize seus estudos conforme sua rotina. A duração do curso é de três meses, com início previsto para março de 2025.
Essa é uma excelente oportunidade para aprofundar seus conhecimentos sobre educação inclusiva, conhecer práticas pedagógicas inovadoras e fortalecer seu papel na construção de um ambiente educacional mais igualitário.
Para conferir todos os detalhes, acesse o edital de seleção ou entre em contato pelo e-mail [email protected]. A lista dos selecionados será divulgada em 18 de fevereiro, no site da Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (Dedd/UFMG).