Governo de Minas oferece acesso gratuito a curso de Programação de Harvard

0 comment

Por meio de uma parceria entre Governo de Minas e Fundação Estudar, está disponível a versão em português do ‘Curso de Introdução a Programação da Universidade de Harvard’, uma das mais prestigiadas do mundo. O CC50, como é chamada a versão brasileira, é totalmente on-line e conta com mais de 25h de conteúdo, passando por conceitos como algoritmo e estrutura de dados, até linguagens como C, Python, SQL e JavaScript.

Uma pesquisa do Instituto Korn Ferry, estima que até 2030, o déficit de profissionais de tecnologia no mundo será de 4,3 milhões. O que posiciona a área como uma excelente oportunidade de carreira. No Brasil estima-se que formam-se apenas 65% da demanda. Além disso, é cada vez mais consensual que “independente do setor de atuação, as pessoas precisarão entender o básico do que é possível fazer com tecnologia”, afirma Ailton Cunha, Líder da Frente Tech da Fundação Estudar.

Governo de Minas oferece acesso gratuito a curso de Programação de Harvard
Imagem ilustrativa

Ao concluírem o CC50, 88% dos alunos afirmam se sentir mais confiantes em aplicar para vagas de tecnologia. E são conectados com diferentes oportunidades de continuar o seu desenvolvimento profissional por meio de outras iniciativas da Fundação Estudar, como bolsas para programas de empregabilidade, ou de liderança. Até o momento, mais de 10 mil alunos já concluíram a versão brasileira do curso. 

De acordo com a aluna Daiana Meotti, o curso pode ser descrito como “excelente! Diferente de muitos professores de TI, o David, com quem tive aulas, consegue transmitir o conhecimento com muita didática. As analogias e dinâmicas ajudam muito para aqueles alunos iniciantes.”

“Sensacional! O nível do curso vai além das expectativas. Muito conteúdo rico de informações e todas bem detalhadas.” É como descreve o concluinte Nicollas Arruda.

Hoje são 134 prefeituras do estado parceiras do Tecpop Minas que possuem laboratórios tecnológicos para atendimento ao público do projeto e disseminação dos cursos. Esse suporte extra, foi responsável pela taxa de conclusão dos alunos do TecPop ser 3x maior que a média nacional, quando comparado com alunos de outros projetos e estados. 

O secretário de Estado Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, avalia que esta é mais uma das diversas oportunidades ofertadas pelo TecPop Minas. De acordo com ele, “o Governo de Minas mostra, com o programa e todas as oportunidades contidas nele, o objetivo constante de ser impulsionador de melhorias na vida dos mineiros, ampliando as perspectivas de geração de emprego e renda de qualidade.” 

+ Cinco cursos gratuitos mais procurados na Universidade de São Paulo (USP)

TECPOP É DESTAQUE NACIONAL

Evidenciando sua excelência, os números de formandos do CC50 por meio da plataforma do TecPop Minas são três vezes maiores que a média nacional. De acordo com dados coletados pela Fundação Estudar, em âmbito nacional, a taxa de concluintes foi de 9040, o que representa um índice de  conclusão de 4,12%. Em Minas esse número sobe para 12,50%.

SOBRE O TECPOP MINAS

O Tecpop Minas consiste em programa fundamental para a democratização da tecnologia, do empreendedorismo e do conhecimento como estratégia para o desenvolvimento econômico e social do Estado de Minas Gerais. O projeto tem como objetivo garantir a inclusão digital e a capacitação profissional dos mineiros, oferecendo cursos e conteúdos tecnológicos para capacitação profissional gratuitos na modalidade on-line.

Para iniciar o curso basta acessar a página do Tecpop Minas e fazer sua inscrição, sem nenhum custo: https://www.tecpop.mg.gov.br/ 

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS