Dengue: Belo Horizonte registra primeira morte pela doença este ano

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

Foi divulgado no último boletim epidemiológico de Belo Horizonte, na sexta-feira (24), a primeira morte por dengue na capital em 2020. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a morte ocorreu em abril, mas só foi confirmada agora.

Apesar dos dados do paciente não terem sido divulgados, o mesmo apresentava outras doenças que contribuíram para as complicações que resultaram na morte.

Entre as regiões da capital mineira, as que apresentam mais casos confirmados e suspeitos são: Venda Nova, Nordeste e Leste. Até julho, Belo Horizonte já registrou mais de mil casos da doença e mais de duas mil pessoas estão a espera do resultado dos exames.

Apesar do número de confirmados ser menor que o de 2019, a Secretaria de Saúde reforça que é necessário manter os cuidados dentro e fora de casa. Sempre se atentando aos pratinhos dos vasos de plantas, garrafas, embalagens vazias e bebedouro de animais. 

Leia também: Minas Gerais registra seis óbitos por dengue em 2020

Chikungunya e zika

Até o último boletim da Secretaria de Saúde, em Belo Horizonte 22 pessoas testaram positivo para chikungunya e outras 45 estão em investigação. Em relação à zika, ainda não há nenhum caso confirmado neste ano. Entretanto, cinco casos seguem em investigação.

Ambas são doenças causadas por um vírus, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti e muitas vezes se confundem com a dengue. Veja a seguir os sintomas:

Chikungunya

Febre alta (que dura de 7 a 10 dias);
Dor intensa nas articulações, com ou sem inchaço;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas na pele.

Zika

Manchas vermelhas na pele;
Olhos vermelhos;
Febre baixa ou ausência de febre;
Dor nas articulações, com ou sem inchaço;
Dor de cabeça.

Medidas de Prevenção 

Como não há vacina ou droga antiviral que combata a doença, o único modo de se prevenir a dengue é combatendo o mosquito Aedes aegypti. Veja algumas dicas de cuidados e prevenção:

  1. Mantenha sempre tampado caixas, tonéis e barris de água
  2. Coloque todo o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada
  3. Não jogue lixo em terrenos baldios
  4. Ao guardar garrafas vazias deixe sempre a boca virada para baixo
  5. Não deixe a água da chuva acumulada em laje ou telhado
  6. Preencha os pratinhos ou vasos de planta com areia
  7. Se tiver pneus velhos guardados certifique de retirar a água acumulada de dentro dele e mantenha-os em locais cobertos
  8. Realize uma limpeza frequente nas calhas

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS