Destacando Ouro Preto, São Clemente desfila na Sapucaí nesta segunda-feira (24)

Publicado: última atualização em 0 comment

A carioca Escola de Samba São Clemente irá levar o nome de Ouro Preto para o Carnaval do Rio de Janeiro de 2020. Nesta segunda, com o samba “Conto do Vigário”, composto pelo consagrado humorista Marcelo Adnet, a preta e amarela homenageará a cidade da Região dos Inconfidentes na Marquês de Sapucaí.

O enredo da São Clemente fará referências às “malandragens” que ocorreram no período colonial brasileiro. Desta forma, trará representações de Ouro Preto.

View this post on Instagram

"O Conto do Vigário" é o enredo da São Clemente para o Carnaval 2020. A sinopse do enredo desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira será divulgada no dia 11 de maio, durante o evento Food Park São Clemente. Ansiosos? Entendam um pouco do que vem por aí: 'Nossa história começa cercada pelas Minas Gerais; na Minas dourada, barroca, ao som de sinos nas torres de igrejas e carroças rangendo nas vielas e ladeiras – lá pelos idos do século XVIII, mais precisamente na rica Ouro Preto. Uma terra de tanta fartura mineral sempre despertou a atenção de pessoas dispostas a desfrutar de tamanha prosperidade sem muito esforço. Mas o ponto inicial de nossa saga não começa com a cobiça pelo ouro. Nosso marco inicial é pitoresco e envolve os personagens mais improváveis: Uma santa, um burro e um vigário. Naquela ocasião, duas igrejas disputavam uma imagem de Nossa Senhora. A animada querela era entre as paróquias do Pilar e da Conceição. Para resolver a questão um dos dois vigários – o da igreja do Pilar- propôs uma forma no mínimo criativa de resolver o problema: “Amarrem a santa num burrico. Coloquem-na entre as duas paróquias. Deus guiará o inocente animal até a casa que deverá abrigar a Santa Imagem!”. Assim foi feito: lá vai o burrico pelas ladeiras de Ouro Preto, carregando no lombo a imagem da Mãe de Deus e a fé da boa gente do lugar. Mas o povo não contava com a astúcia do vigário: era esperto o santo homem! O pároco que teve a ideia fez a proposta de caso pensado, uma vez que já era seu o burro apostado! O bichinho só seguiu o caminho de casa! Muitas outras versões existem para esse causo, mas para nós fica esse o registro mais válido. Pois é a partir disso, toda vez que alguém é por uma boa história enganado, diz se ter caído no “conto do Vigário”.' #SãoClemente #OClementiano

A post shared by São Clemente (@saoclementeoficial) on

Na avenida, a agremiação mostrará o barroco ouro-pretano, a Igreja do Pilar, a Igreja da Conceição e a rivalidade entre Jacubas e Mocotós. A presença da cidade na Sapucaí é uma forma da São Clemente ilustrar bem o período colonial brasileiro, visto que, na época, Ouro Preto era uma das cidades mais ricas e influentes do país.

Além disso, a escola abordará as vigarices da atualidade, como as fake news e os laranjais políticos.

A São Clemente será a primeira dentre as seis escolas que desfilaram nesta segunda-feira (24). A apresentação está marcada para começar às 21h30 e terminar entre 22h30 e 22h40.

Além da preta e amarela, ainda desfilarão Vila Isabel, Salgueiro,  Unidos da Tijuca, Mocidade Independente de Padre Miguel e Beja-Flor.

Leia mais: Domingo de Carnaval tem retorno de tradicional bloco marianense

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS