A carioca Escola de Samba São Clemente irá levar o nome de Ouro Preto para o Carnaval do Rio de Janeiro de 2020. Nesta segunda, com o samba “Conto do Vigário”, composto pelo consagrado humorista Marcelo Adnet, a preta e amarela homenageará a cidade da Região dos Inconfidentes na Marquês de Sapucaí.
O enredo da São Clemente fará referências às “malandragens” que ocorreram no período colonial brasileiro. Desta forma, trará representações de Ouro Preto.
Na avenida, a agremiação mostrará o barroco ouro-pretano, a Igreja do Pilar, a Igreja da Conceição e a rivalidade entre Jacubas e Mocotós. A presença da cidade na Sapucaí é uma forma da São Clemente ilustrar bem o período colonial brasileiro, visto que, na época, Ouro Preto era uma das cidades mais ricas e influentes do país.
Além disso, a escola abordará as vigarices da atualidade, como as fake news e os laranjais políticos.
A São Clemente será a primeira dentre as seis escolas que desfilaram nesta segunda-feira (24). A apresentação está marcada para começar às 21h30 e terminar entre 22h30 e 22h40.
Além da preta e amarela, ainda desfilarão Vila Isabel, Salgueiro, Unidos da Tijuca, Mocidade Independente de Padre Miguel e Beja-Flor.
Leia mais: Domingo de Carnaval tem retorno de tradicional bloco marianense