Ultimate magazine theme for WordPress.

Destacando Ouro Preto, São Clemente desfila na Sapucaí nesta segunda-feira (24)

Escola abordará período colonial brasileiro em seu samba-enredo

A carioca Escola de Samba São Clemente irá levar o nome de Ouro Preto para o Carnaval do Rio de Janeiro de 2020. Nesta segunda, com o samba “Conto do Vigário”, composto pelo consagrado humorista Marcelo Adnet, a preta e amarela homenageará a cidade da Região dos Inconfidentes na Marquês de Sapucaí.

O enredo da São Clemente fará referências às “malandragens” que ocorreram no período colonial brasileiro. Desta forma, trará representações de Ouro Preto.

View this post on Instagram

"O Conto do Vigário" é o enredo da São Clemente para o Carnaval 2020. A sinopse do enredo desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira será divulgada no dia 11 de maio, durante o evento Food Park São Clemente. Ansiosos? Entendam um pouco do que vem por aí: 'Nossa história começa cercada pelas Minas Gerais; na Minas dourada, barroca, ao som de sinos nas torres de igrejas e carroças rangendo nas vielas e ladeiras – lá pelos idos do século XVIII, mais precisamente na rica Ouro Preto. Uma terra de tanta fartura mineral sempre despertou a atenção de pessoas dispostas a desfrutar de tamanha prosperidade sem muito esforço. Mas o ponto inicial de nossa saga não começa com a cobiça pelo ouro. Nosso marco inicial é pitoresco e envolve os personagens mais improváveis: Uma santa, um burro e um vigário. Naquela ocasião, duas igrejas disputavam uma imagem de Nossa Senhora. A animada querela era entre as paróquias do Pilar e da Conceição. Para resolver a questão um dos dois vigários – o da igreja do Pilar- propôs uma forma no mínimo criativa de resolver o problema: “Amarrem a santa num burrico. Coloquem-na entre as duas paróquias. Deus guiará o inocente animal até a casa que deverá abrigar a Santa Imagem!”. Assim foi feito: lá vai o burrico pelas ladeiras de Ouro Preto, carregando no lombo a imagem da Mãe de Deus e a fé da boa gente do lugar. Mas o povo não contava com a astúcia do vigário: era esperto o santo homem! O pároco que teve a ideia fez a proposta de caso pensado, uma vez que já era seu o burro apostado! O bichinho só seguiu o caminho de casa! Muitas outras versões existem para esse causo, mas para nós fica esse o registro mais válido. Pois é a partir disso, toda vez que alguém é por uma boa história enganado, diz se ter caído no “conto do Vigário”.' #SãoClemente #OClementiano

A post shared by São Clemente (@saoclementeoficial) on

Na avenida, a agremiação mostrará o barroco ouro-pretano, a Igreja do Pilar, a Igreja da Conceição e a rivalidade entre Jacubas e Mocotós. A presença da cidade na Sapucaí é uma forma da São Clemente ilustrar bem o período colonial brasileiro, visto que, na época, Ouro Preto era uma das cidades mais ricas e influentes do país.

Além disso, a escola abordará as vigarices da atualidade, como as fake news e os laranjais políticos.

A São Clemente será a primeira dentre as seis escolas que desfilaram nesta segunda-feira (24). A apresentação está marcada para começar às 21h30 e terminar entre 22h30 e 22h40.

Além da preta e amarela, ainda desfilarão Vila Isabel, Salgueiro,  Unidos da Tijuca, Mocidade Independente de Padre Miguel e Beja-Flor.

Leia mais: Domingo de Carnaval tem retorno de tradicional bloco marianense

Comentários do Facebook