Dias 15 e 30/05 Ouro Preto e Mariana defenderam juntos a Educação
Manifestação em Mariana no dia 30/05/2019 - Crédito da foto: Yuri Simões/Mais Minas

Mais uma vez a primaz de Minas e a cidade patrimônio mundial deram exemplo nos atos em defesa da educação que aconteceram ao longo do mês de maio agitando todo o nosso país.

Entre os mais de cem municípios brasileiros que realizaram manifestações, a terra dos inconfidentes mostra, mais uma vez, que a vocação pela liberdade segue firme em seu DNA, não dando espaço para ideias reacionárias brotarem.

Prova disso, pode ser a constatação observada no dia 26/5, onde diversos irresponsáveis, pelo país afora, se colocaram a favor das medidas de austeridade do governo Bolsonaro. Em nenhuma das duas cidades ninguém foi às ruas defender medidas contra si mesmo, explicando assim porque o atual presidente foi derrotado em ambos os locais durante a eleição de 2018.

Um dos motivos que tem levado a tantos e tão constantes atos em ambos os locais pode ser explicado pela quase inédita unidade dos movimentos sociais, unificando sindicatos, movimento estudantil, partidos políticos de esquerda e lideranças comunitárias.

Sob a égide da defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, portanto contra os cortes de verba no Ministério da Educação, outro ponto de convergência entre os diversos atores locais é a rejeição à proposta de Reforma da Previdência, que ataca os mais humildes e garante, ainda mais, concentração de renda nas mãos de poucos.

Talvez a pergunta conflitante que caiba se fazer, é exatamente o óbvio: se são tão fortes unidos, por que não é possível manter tamanha unidade entre o campo democrático popular nos dois municípios? Será que é tão difícil caminhar junto quem tem mais similaridade do que diferença?

A lição está posta, cabe cada um e cada uma refletir, afinal de contas, só será possível derrotar os governos protofascistas com uma ampla, amplíssima unidade popular, indo inclusive, além da própria esquerda. Ou a gente segue unido e busca ainda mais aliados, ou estamos todos perdidos.

Que os bons ventos de maio sigam soprando a favor dos que defendem a liberdade, a justiça, a Ciência e a educação.

Dia 14-06 tem mais! Nos vemos na greve geral!

Até lá!

Comentários do Facebook

Receba notícias do Mais Minas através do nosso grupo oficial do WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequado. Participe: ENTRAR.

Faça parte também das nossas redes sociaisFacebook e Instagram. Siga o Mais Minas no Google Notícias clicando aqui.