DicasEmpreendedorismo

Negócios: dicas de inovação para pequenas padarias

As pequenas padarias têm se tornado cada vez mais presentes nas rotinas de grandes e pequenas cidades. Para se ter uma ideia da dimensão geral do mercado de panificação – falando de padarias de todos os portes – só em 2016 houve um faturamento de R$ 87,24 bilhões no setor, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip).

Se destacar neste segmento é um desafio, mas que pode ser cumprido com louvor bastando que o empresário se atente a alguns detalhes importantes. Veja como inovar na sua pequena ou micro padaria e conquistar a clientela com novidades!

Da estrutura ao atendimento: inovação é essencial

Antes de mais nada, é preciso otimizar a estrutura do seu negócio. O tipo de gás para restaurante ou padaria a ser utilizado, por exemplo, influencia muito na produtividade do negócio. Além disso, a instalação deve estar sempre em excelentes condições, com manutenções frequentes, proporcionando total segurança, mesmo em produções e panificadoras de micro porte.

Facilite a vida dos seus clientes. Cada vez mais, as pequenas e micro padarias têm disponibilizado serviços online, como a encomenda antecipada de pães, bolos, doces e tortas por meio das redes sociais ou por Whatsapp. Abra os canais da internet para ouvir as críticas e sugestões do clientes e também para extrair ideias!

Os aplicativos também já são uma realidade no segmento de panificação. Existem apps que permitem o pedido de itens de consumo diário – como pães e leite, pode exemplo – e a entrega em casa.

Além das novidades do mundo online, as instalações físicas também tendem cada vez mais a inovar. As novas pequenas padarias podem realizar modificações simples, mas que trarão muito mais conforto aos clientes. Espaços com mesinhas para reunião, disponibilidade de Wi-Fi, degustação e venda de produtos orgânicos e artesanais, palestras e bate-papos sobre alimentação saudável, entre outras iniciativas diferenciadas.

Que tal também oferecer o serviço de entrega personalizada na região em que a padaria está instalada? Esse tipo de aproximação com o público cria vínculos e permite que a clientela seja fidelizada. Também é possível oferecer promoções especiais para quem é consumidor habitual do estabelecimento.

Uma última dica: sempre consulte o site do Sebrae, que disponibiliza uma ampla gama de informações bastante úteis para micro e pequenos empreendedores.

Leia também: 5 dicas para melhorar sua saúde financeira pessoal

Fechar