O que você procura?


10 mentiras de marketing digital que você deve parar de acreditar

Elis Bohrer 26 de agosto de 2021 às 20:20
Tempo de leitura
6 min
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Ultimamente o que mais temos visto são informações falsas e mentirosas a respeito de diversos assuntos. Não seria diferente a respeito do marketing digital.

Uma coisa é totalmente verdade e muitos têm reconhecido: Nunca antes o marketing digital foi tão importante, como atualmente!

Além disso, muitas empresas têm reconhecido a importância dessa ferramenta para os seus negócios.

Sendo assim, profissionais do marketing digital precisam entregar resultados cada vez melhores para os seus clientes, a fim de serem reconhecidos como profissionais essencialmente importantes nos tempos atuais.

Dessa forma os profissionais da área precisam estar qualificados e atentos aos fatos, para não serem enganados por mentiras que vão acabar afetando os resultados dos seus clientes.

Neste artigo vamos abordar as mentiras que você deve parar de acreditar em relação ao marketing digital, mas para conseguir identificar as mentiras, primeiro você precisa conhecer as verdades básicas da sua profissão.

  • Você precisa reconhecer o valor do cliente tanto para o seu marketing como para toda a empresa.
  • As técnicas que tornam o marketing eficaz não são difíceis, você só precisa desenvolver e repetir.
  • Os clientes contratam os serviços por causa da experiência total adquirida com você.
  • O marketing expõe a humanidade da sua empresa

Agora que você já sabe as verdades básicas sobre o marketing digital, conheça as 10 mentiras mais contadas sobre esse assunto e aprenda a identificá-las de longe!

1- Preciso apenas de um ótimo site

Possuir um ótimo site, pode até ser um bom começo para o marketing digital, mas não se contente com isso, pois nunca vai ser o suficiente.

Além de um bom site você precisa ter uma forte presença nas redes, cheia de conteúdo de qualidade direcionado para atrair os clientes.

O seu site precisa sempre estar atualizado, pois isso vai atrair clientes em potencial. Além disso, considere fazer suas publicações em outros lugares além do seu site, como por exemplo em blogs parceiros.

2-Todos os dias irei produzir ótimos conteúdos

Nessa afirmação existem pelo menos duas mentiras: A primeira é que você vai produzir um ótimo conteúdo e a segunda é que você vai produzi-lo todos os dias.

Ter grandes alvos é muito bom, mas você pode acabar se frustrando quando não conseguir alcançá-los.

Tente priorizar em suas produções a qualidade, sempre que possível. Além disso, estabeleça limites de gastos, tempo e atenção do seu público.

3- Eu mando nas minhas redes sociais

Você não é o dono de suas redes sociais, mas sim as plataformas em que elas são estabelecidas. Isso significa que são as plataformas que decidem a frequência que as suas atualizações são visualizadas.

Por isso, você precisa ficar atento em postar os que as pessoas desejam ler e compartilhar. Além disso, seguir e compartilhar as publicações de outras pessoas é a única forma de conseguir engajamento.

4- Críticas negativas são ruins

É importante entender que nem todas as conversas são positivas, por isso é normal ter reações negativas. Mas fique atento ao nível das reações negativas que você vai ter e as que você vai responder.

Sempre evite os chamados “haters”, com seus discursos de ódio e seja educado ao comentar negativamente.

5- Todo mundo vai amar meu conteúdo

Mesmo que o seu conteúdo seja incrivelmente maravilhoso, você não tem o controle das reações do seu público.

É importante lembrar que, mesmo que uma reação positiva seja a melhor, outros tipos de reações também contribuem para o seu engajamento.

6- Todo mundo vai odiar meu conteúdo

Não deixe que o medo de ser rejeitado te impeça de seguir em frente. Concentre-se no seu objetivo principal e continue com o seu trabalho.

No mínimo você vai ter um grande aprendizado e vai adquirir muita experiência fazendo isso.

7- Preciso estar presente em todas as redes sociais

O fato é: nem só de rede social vive o marketing digital! Não podemos negar que a presença nas redes sociais é muito importante para a sua visibilidade. Mas o marketing digital abrange muitas outras plataformas, como sites, blogs, e-mails e muitas outras.

E todas essas plataformas também vão te dar acesso a um público variado, buscando diferentes coisas.

8- Preciso imitar o meu concorrente

Da uma olhadinha de vez em quando no que o seu concorrente tem feito, pode até ser bom às vezes. Mas não se prenda a isso, afinal os seus objetivos são diferentes dos dele.

O seu marketing digital deve ser específico e bem direcionado para o seu objetivo. Imitar o seu concorrente é como se você estivesse mirando em algo e errando o alvo.

Com certeza o seu objetivo é estar à frente da concorrência, e não atrás, imitando tudo o que eles fazem.

9- SEO não tem mais importância

A verdade é que SEO nunca foi tão importante como é hoje! Além disso, esta técnica está em constante mudança e para você fazer dar certo, precisa se manter atualizado, aprendendo as mudanças que chegam com a técnica.

Mas lembre-se que o SEO não é tudo. Você precisa combiná-lo com um ótimo conteúdo focando sempre no cliente.

10- O marketing digital é apenas para grandes empresas

Embora as grandes empresas possuam mais recursos para controlar o marketing digital, essa ferramenta também funciona incrivelmente com pequenas empresas, afinal você não precisa de uma estrutura enorme, com computadores de última geração para realizar o seu marketing.

Isso é algo que você pode fazer até mesmo do seu laptop no sofá de sua casa. Basta usar as técnicas certas e o seu sucesso estará garantido!

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a aprender as verdades básicas do marketing digital e te ajude a identificar os mitos daqui pra frente, pois fazendo isso você será bem-sucedido!