Menu

9 Formas de Desentupir o Vaso Sanitário

16/12/2021 às 14:13
Tempo de leitura
5 min
Foto: Earl Wilcox/ Unsplash
Foto: Earl Wilcox/ Unsplash

Ir ao banheiro, dar descarga e perceber que o vaso está com escoamento lento ou pior, a água não está descendo é de fazer chorar de desespero todo jovem adulto que mora sozinho. Para te ajudar a resolver esse problema de forma simples, separamos 9 dicas de como desentupir o vaso sanitário.

Antes de conhecer as formas de como desentupir um vaso sanitário, você precisa conhecer as possíveis causas de um entupimento. Na lista a seguir, separamos um conjunto de práticas que utilizadas com frequência podem levar ao entupimento do seu vaso. Confira só:

O que causa o entupimento do vaso?

Não é recomendado jogar alguns materiais dentro do vaso sanitário, principalmente se a tubulação for estreita e mal der vazão para descartar o padrão.

Alguns dos itens que estão terminantemente proibidos de irem parar no vaso são:

  • Papel higiênico e o rolo;
  • Preservativos e a embalagem;
  • Absorventes femininos;
  • Lenços umedecidos;
  • Fraldas descartáveis;
  • Cabelos humanos ou pêlos de animais;
  • Sujeira, poeira
  • Roupas íntimas, toalhas e outras peças de roupa;
  • Embalagens de cremes, shampoos e sabonetes

Como evitar o entupimento do vaso?

Se você costuma receber muitas visitas em casa, talvez faça sentido colocar uma placa orientando as pessoas a não jogarem materiais impróprios no vaso.

Mantenha próximo ao vaso também uma lixeira para descarte de qualquer material.

Limpe o banheiro e o vaso sanitário ao menos uma vez por semana.

9 dicas de como desentupir o vaso sanitário

Se mesmo com todos os cuidados necessários, o seu entupiu por alguma razão, confira essas 9 formas de desentupir seu vaso sanitário.

Água Sanitária

A água sanitária pode ser útil, caso o entupimento seja causado por excrementos. Para isso despeje uma quantidade considerável de água sanitária do vaso e deixe-o sem uso por pelo menos umas 3 horas.

Após esse período, dê descarga e observe se o problema será resolvido.

Caso a resposta seja negativa, isso significa que o motivo do entupimento é bem mais sério.

Vinagre + Bicarbonato de Sódio

Misture meio copo de bicarbonato e meio copo de vinagre e jogue no vaso. A combinação do vinagre com o bicarbonato de sódio produz um efeito de efervescência, fazendo com que a água suba e desça com mais facilidade.

Porém, caso o entupimento tenha sido causado por um probleminha mais grave, você terá que optar por outro método de desentupimento.

Detergente

Ferva um pouco de água e misture um pouco de detergente, jogue no vaso e dê descarga. Observe para ver se o entupimento será resolvido, caso contrário repita o processo por mais três vezes.

Desentupidor tradicional

O desentupidor tradicional quebra um galho quando o assunto é vaso entupido. Apesar de a maioria das pessoas fugirem desse método, ele realmente funciona, pois ele cria um vácuo que faz com que o objeto que obstrui a passagem desça pelo cano. Entretanto, para utilizar esse método, é preciso ter muita água dentro do vaso.

Soda cáustica + água fervendo

Se nada disso der jeito, ferva uma panela de água e adicione um pouco de soda cáustica e sal à mistura. Tome muito cuidado para não se queimar.

Você pode jogar a soda diretamente no vaso e em seguida despejar a água quente.

Para manusear a soda cáustica use materiais de proteção adequados (luvas e óculos) e tome cuidado para não deixar esse produto entrar em contato com a sua pele.

Evite repetir esse procedimento com frequência.

Vede completamente a entrada de ar

Para utilizar esse método, você precisará cobrir o assento do vaso com um saco plástico ou papel filme. Feche a tampa, e sente-se em cima do vaso, logo após acione a descarga por 30 segundos.

Assim como o desentupidor tradicional, essa ação gera um vácuo, fazendo pressão forçando para baixo, desentupindo assim o vaso.

Pano de chão

Com todo cuidado e utilizando luvas, envolva um pano em sua mão e empurre-o no vaso com força, mas com cuidado para ele não descer pelo cano, dê descarga e puxe o pano ao mesmo tempo.

Desentupidor de garrafa pet

Apesar de serem baratinhos, essas situações só acontecem quando não temos um desentupidor à mão.

Para resolver o problema sem enrolação, basta usar a criatividade. Pegue uma garrafa pet velha e corte-a ao meio. Insira o cabo da vassoura no bico e direcione o fundo da garrafa para o fundo do vaso e faça movimentos para cima e para baixo como se fosse um desentupidor de borracha tradicional.

Esse  método, se utilizado corretamente, tem os mesmos efeitos de um desentupidor de borracha, criando um vácuo que desobstrui a passagem, fazendo o motivo do entupimento descer cano abaixo.

Chame um profissional

Se você testou todas as dicas citadas acima e nada deu jeito, está na hora de procurar uma desentupidora em SP para resolver seu problema.

Isso precisa ser feito com certa urgência porque problemas de entupimento podem gerar outras dores de cabeça maiores com vazamentos e infiltrações.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu a desentupir o vaso sanitário de 9 formas diferentes e ainda conferiu uma lista de sugestões para não jogar no vaso para evitar esse tipo de problema.

Gostou das dicas?

Não esqueça de compartilhar esse post com aquele amigo que vive tendo problemas nos encanamentos de casa.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 06:10