Menu

Acessórios icônicos das tradicionais festas brasileiras

A diversidade cultural do Brasil é grande, mas existem acessórios icônicos das tradicionais festas brasileiras, que não podem faltar de jeito nenhum, independente da região.
27/08/2021 às 19:33
Tempo de leitura
6 min
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

Os eventos brasileiros são, de modo amplo, muito alegres e criativos. A diversidade cultural do país é grande, mas existem acessórios icônicos das tradicionais festas brasileiras, que não podem faltar de jeito nenhum, independente da região.

Diferentemente do Brasil, em países como os Estados Unidos, por exemplo, os acessórios também agregam nas festas, porém são mais tímidos e neutros.

“Quais acessórios de festa são esses?” Talvez você esteja se perguntando. Vamos esclarecer abaixo:

  • Balões variados;
  • Fantasias;
  • Painéis personalizados;
  • Copos, pratos, talheres e guardanapos personalizados;
  • Chapeuzinho;
  • Pratos decorativos;
  • Artes;
  • Decoração em geral.

Os balões nunca saem de moda 

Acessórios icônicos das tradicionais festas brasileiras
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

Do Oiapoque ao Xuí, se tem festa no Brasil não tem conversa, certamente vai ter muita bexiga. Eles podem ser infantis, lisos, estampados, com números, nomes, estilo palito, redondos, entre outras opções, o fato é que não existe festa brasileira sem os tradicionais balões.

O mais difícil na era moderna é harmonizar as festas, que estão cada vez mais ousadas, com as cores, texturas e tipos diferentes de balões.

Para criar uma decoração com balão é preciso conhecer as variadas opções. E quando se pensa nessas bolas de plástico é preciso considerar que elas não são utilizadas somente em festas de aniversário não. Elas também estão presentes nos casamentos, formaturas, confraternizações e tantos outros eventos. 

Fantasia ou traje a rigor 

Acessórios icônicos das tradicionais festas brasileiras
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

As festas brasileiras, sejam populares ou privadas, costumam explorar diversos temas. E por que não ousar no visual?

É difícil e fica totalmente fora do padrão frequentar uma festa junina sem pelo menos jogar uma blusinha xadrez para entrar no clima. Dificilmente se fará também uma pessoa usando preto em uma “festa do branco”. Já é parte da cultura nacional se vestir a caráter, de acordo com a ocasião, e vamos combinar, isso deixa a festa muito mais interessante. 

Festas infantis 

Acessórios icônicos das tradicionais festas brasileiras
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

Fazer festa de aniversário temática é uma tendência que vem crescendo desde os anos 90. Porém, agora em 2021 parece que esse mercado e os pais de plantão se profissionalizaram nesse tipo de evento.

Com as crianças cada vez mais exigentes, agora, além de painéis, balões, pratos, copos, chapeuzinhos e roupas personalizadas, os buffets vêm inovando e oferecendo alimentos que também seguem as propostas das festas.

Então são doces, bolos e até mesmo salgados personalizados, que garantem a alegria da criançada.

Ainda sobre festa infantil, outro setor que se desenvolveu bastante neste sentido foi o artístico. É cada vez mais frequente assistir a espetáculos circenses, teatrais, musicais ou de animação ao longo de uma festinha. Os pequenos, é claro, adoram!

“Quem” também vem ganhando protagonismo é a maquiagem. Com o crescimento das redes sociais, as influenciadoras vêm fazendo não apenas a cabeça dos adultos, como da meninada também. 

Os personalizados são diferenciais 

Independente do tipo de festa, produtos personalizados entregam mais carinho e um ambiente singular à comemoração. Pois além de levar o nome e as características da principal(is) personalidade(s) do evento, se torna uma festa memorável para os convidados.

Quando se pensa em personalizados, há opções das mais inimagináveis o possível, que vão desde os tradicionais painéis, até o papel higiênico usado no banheiro da festa. Existem pessoas que gostam de ver os nomes ou pelo menos a inicial do nome em diversos lugares do ambiente festivo, mas é preciso cautela quanto a harmonização de cores e objetos decorativos. 

Comes e bebes também entram na decoração

Acessórios icônicos das tradicionais festas brasileiras
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

A comida e a bebida, além do sabor, garantem um visual icônico em uma festa, se forem levados em consideração não apenas como buffet, como também peças decorativas.

As frutas, por exemplo, possuem uma diversidade de cores e textura extraordinárias para decorar uma festa mais alegre e tropical. As mais usadas neste são? Abacaxi, manga, kiwi, uva, morango, banana, melancia, maçã, laranja, entre outras. 

Os doces também podem agregar na decoração, isso porque possuem formas e são envoltos por formas e papéis variados.

As cores dos acessórios para alimentação também entram no jogo. No caso de eventos mais importantes como casamento, os talheres podem ser dourados (remetendo ao ouro), ou prateados. Os pratos, copos e taças também precisam estar de acordo com os motivos do evento. As toalhas de mesa também não podem destoar. 

Decoração geral 

Acessórios icônicos das tradicionais festas brasileiras
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

A decoração de uma festa envolve diversos aspectos, ela passeia por todos os ambientes do evento desde o convite até o toalete. Para criar um projeto decorativo há a opção de contratar um profissional especializado, ou em caso de pouco orçamento, fazer os próprios anfitriões.

É necessário anotar algumas observações:

  • Qual é a personalidade da pessoa homenageada?
  • Qual impacto o anfitrião deseja causar?
  • Quantas pessoas compõem a lista de convidados?
  • Qual é o orçamento total?
  • Do valor total, quanto poderá ser investido na decoração?

Detalhes não palpáveis 

Há agentes em uma festa que não são palpáveis, porém fazem toda a diferença. Estamos nos referindo a iluminação, ao som e a aromatização. Acredite, esses três juntos são capazes de  causar sensações agradáveis e momentos inesquecíveis tanto para os anfitriões, como para os convidados.

É cientificamente comprovado que a música é capaz de causar diversas reações no cérebro humano, pois ambos conversam muito bem.

Ao incrementar a música em um evento, é preciso saber qual é a principal mensagem a ser passada quanto à festa. É claro que uma determinada playlist ou a banda não precisa rodar as mesmas músicas repetidas vezes, mas no momento oportuno, ela fará parte

Por isso a música é imprescindível em uma festa. Assim como a iluminação. De acordo com profissionais da neuroarquitetura, a iluminação é capaz de interferir até no humor das pessoas. Além disso, as cores causam variadas sensações, como o fascínio, atração, encorajamento, euforia, entusiasmo, amizade, calma, entre outros.

O mesmo pode se aplicar na questão do aroma. Existe uma coisa chamada “memória olfativa”, que consiste em quando uma pessoa sente um determinado cheiro, no mesmo instante é remetida a uma pessoa ou se recorda de alguma situação. Por essa razão, caprichar na aromatização do ambiente em uma festa também é importante.

Com essa quantidade de acessórios, e dicas, já é possível traçar uma visão panorâmica da sua festa. Que tal começar a planejar?

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 07:36