Menu

Banheiro pequeno? Saiba como deixar versátil sem perder a decoração

27/03/2021 às 00:46
Tempo de leitura
4 min
Foto: Canva
Foto: Canva

Quem vive em apartamento, casa pequena ou tem o privilégio de ter uma suíte no quarto, porém com metragem pequena, sabe o que é ter um banheiro pequeno e precisar suprir a demanda do cômodo, o tornando funcional sem deixar a decoração de lado.

Temos algumas soluções que pode tornar o cotidiano de quem vive esse dilema mais prático. Contudo, antes, devemos ter em mente que ter uma toalete pequena é absolutamente normal, além de moderno, afinal, poucas pessoas tem tempo para cuidar de cômodos grandes.

Otimização de Espaço

Vamos esquecer as “tralhas” para podermos ganhar mais espaço no WC. Por isso, o cesto de roupa suja deve ser retirado e colocado na sua área de destino, a lavanderia. Para não precisar andar nu em casa, basta acoplar, ao banheiro, guinchos. Alguns servirão para pendurar roupas sujas que posteriormente pode perfeitamente ser levadas para o cesto, que, lembrando, estará na lavanderia.  

Outra maneira de adquirir mais espaço no banheiro é instalando o armário junto à pia, ao invés de o colocar em outro canto do cômodo. Em última instância, o armário pode ser instalado na parede que fica em cima da pia, inclusive fica super charmoso ao receber um espelho redondo.

O mesmo serve para o box, em que, nas paredes, podem ser aplicados nichos para receber produtos de higiene e cosméticos usados durante o banho.

Para o porta-papel higiênico a dica é não usar peças a serem colocadas no chão, mas peças, podendo ser artesanais, que devem ser colocadas na parede. O porta-papel pode ser instalado em minutos com um simples prego e um martelo. 

Decoração

Agora que ganhamos espaço, vamos partir para a parte mais divertida, a decoração.

Como já ensinamos acima, o porta-papel higiênico confeccionado à mão entrega um estilo singular ao banheiro. Peças em crochê, macramê ou bordadas caem bem, desde que em tons crus, nudes ou escuros. Estampas sóbrias também são aceitas. Importante lembrar que no porta-papel higiênico pode caber até três rolos, mais do que isso é exagero e pode carregar o banheiro. 

Um nicho quadrado pode ser colocado do lado de fora do box para receber uma planta, desde que sejam espécies que sobrevivem sem luz e em ambiente úmido.

Faz um tempo que o piso do banheiro não precisa acompanhar o azulejo das paredes. Banheiros modernos podem ter paredes verdes e chão preto por exemplo, e vice-versa. Logo, não se prender ao tradicionalismo fará com o banheiro leve as características da família que fazem o uso dele, assim como deve ser o restante da casa.

Os tapetes podem acompanhar as toalhas de rosto penduradas nos guinchos ou não, mas devem ser tom sobre tom, do contrário, a fotografia do banheiro poderá ficar com informação excessiva.

Seja a decoração rústica, tradicional ou moderna, a bacia (sanitário) e o lavabo devem andar de braços dados, se possível comprados em jogo, para não comprometer a decoração do banheiro.

Armários embutidos podem deixar o ambiente mais agradável, com um “mood clear”, porém, só devem ser opção quando houver espaço para a instalação e tráfego livre no toalete, ninguém quer passar esbarrando nos objetos e armários, não é mesmo?

A iluminação do banheiro é o toque mágico que transforma o ambiente mais acolhedor e sofisticado. Ela harmoniza todas as escolhas anteriores e finaliza a decoração.

Nesse sentido, há diversos tipos de luminárias, a arandela por exemplo, mais conhecida como “de parede”, é capaz de deixar o banheiro aconchegante, por entregar uma iluminação difusa, fornecendo luz para baixo ou para cima.

Luminárias de teto, ou plafon, se conecta com todas as partes do banheiro e não tem muito destaque, porém é clara e funcional, a preferida entre os mais práticos e objetivos.

Pendentes, são aquelas luminárias que ficam penduradas de cima para baixo, elas são sucesso quando o assunto é decoração, pois são peças chaves para encantar o banheiro.

O último e não menos importante que vamos mencionar aqui, é o tradicional lustre, que é empenhado em deixar o ambiente, sobretudo, luxuoso.

Pronto, agora que finalizamos as dicas, é só usar a criatividade, somada a uma pitada de estilo próprio e colocar a mão na massa.

Última atualização em 19/08/2022 às 07:43