Menu

Calculadora da Previdência: Descubra quantos anos ainda faltam para você se aposentar

18/06/2019 às 16:13
Tempo de leitura
2 min

O Governo Federal lançou, em seu site oficial, uma calculadora para que a população possa calcular com quantos anos e quanto tempo falta para se aposentar. O serviço, através de algumas perguntas básicas, calcula as novas datas para a aposentadoria, caso a proposta de reforma da previdência seja aprovada.

Nas regras atuais, para ganhar o benefício integral, o trabalhador precisa ter no mínimo 30 anos de contribuição. Caso escolha se aposentar através da modalidade de pontos, homens precisam ter contribuído por pelo menos 35 anos, contra 30 das mulheres.

Com a reforma, para receber o benefício integral, o tempo mínimo de contribuição passa a ser 40 anos, inclusive para quem estiver na regra de transição.

Para utilizar a calcular é fácil, basta clicar aqui, para ser redirecionado à calculadora seguir o passo a passo:

  1. Abra a página e coloque seu sexo

Passo a passo - Calculadora da previdência

2. Coloque sua data de nascimento

Passo a passo - Calculadora da previdência

3. Selecione qual seu setor (público ou privado)

4. Indique qual sua profissão (professor, trabalhador urbano ou trabalhador rural)

5. Agora, preencha o tempo de contribuição (meses e anos)

 

Após preencher com todos os dados, o site te apresenta as informações sobre sua aposentadoria, como por exemplo: O ano que poderá se aposentar, a idade, quantos anos ainda faltam para a aposentadoria e a porcentagem no benefício. As informações são dadas fazendo um comparativo entre a regra atual e a nova regra da reforma da previdência proposta pelo governo.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 03/11/2021 às 22:03