Menu

Churrasco sem picanha: conheça cortes melhores e mais saborosos com bons acompanhamentos

Há também segredos no preparo que fazem a carne ficar mais deliciosa ainda, uma verdadeira obra de arte em formato de comida.
10/02/2023 às 15:00
Tempo de leitura
4 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Talvez você seja daquele tipo de pessoa que gosta de fazer um bom churrasco nos finais de semana e nas horas vagas. Sempre compra aquele picanha deliciosas para saborear com a família e os amigos. No entanto, existem cortes tão saboroso quanto que podem fazer toda a diferença na sua reunião e, não são aqueles cortes clichês, como contra filé, ou mesmo o file mignon. Existem carnes tão boas, que deixam qualquer um com água na boca.

Além disso, alguns acompanhamentos podem ser muito importantes, de modo que deixem o churrasco mais saboroso ainda. E não estamos falando de um simples vinagrete, mas algo que vai além disso. Há também segredos no preparo que fazem a carne ficar mais deliciosa ainda, uma verdadeira obra de arte em formato de comida. Confira as dicas que separamos na matéria abaixo:

Bife de ancho com vianagrete de maça verde

O ancho é um dos cortes mais saborosos dos bovinos, sendo considerado um dos clássicos da parrila argentina. Este corte é extraído na frente da região do contra filé, entre a 2° e a 6° vértebra. Por isso, é entremeada de gordura é muito marmoreada, o que traz um excelente sabor. Uma excelente dica para o seu acompanhamento é o vinagrete de maçã verde, que faz a combinação entre o agridoce e o salgado. Para prepará-lo, é preciso deixar a maçã verde cozinhando com o vinagre de maçã até que ele pegue o gosto, depois somente adicione os legumes e que deseja e a maçã verde picada com as quantidades ao gosto. O bife de acho é de fácil tempero e o ideal é comprá-lo embalado a vácuo, conforme a data de abatimento do animal, pois quanto mais perto a data, mais fresca é a carne. Essas duas combinações acompanhas de uma boa farofa e um bom arroz, pode se transformar em um churrasco de primeira classe. Outra opção também é adicionar o vinagrete com linguiça e pão, afim de que fique uma delícia.

YouTube video

Costela bovina ao molho de mostarda

YouTube video

Sabe aquela costela do Outback, só que agora na versão de carne de boi. A costela também é muito saborosa, mas muitos gostam e outros odeiam, não tem aquele meio termo. Isso devido ao seu preparo que pode ser demorado . No entanto, existe um forma de prepará-la, que também é um pouco demorada, mas que vale a pena. Uma excelente dica, é comprar a costela quadrada e tempera-la com sal grosso. O sal grosso é recomendado nesse caso, pelo motivo da membrana da costela ser bastante impermeável. Assim, após o tempero, embrulha-la com cerca de quatro voltas de papel alumínio e depois deixá-la assando na churrasqueira, entre o segundo e o primeiro andar, durante 3 horas e meia. Após isso, retire a costela e verá um excelente corte assado, que combina bastante com o molho de mostarda e mel. Esse molho poderá ser feito com mel, azeite e mostarda, todos ao gosto.

Cupim desmanchando

YouTube video

O cupim bovino está localizado na parte dianteira do animal, considerada uma carne macia e entreamada de gordura. No entanto, ao se fazer, pode ser que poderá ficar um pouco mais dura, a depender do modo que está sendo feita. Existe uma forma de se fazer o cupim, de modo que ele fique muito suculento e desmanchando. O tempero pode ser feito de de diversas maneiras e uma boa ideia é adicionar manteiga à peça de cupim e embrulha-la com o papel alumínio. Após assado, adicione sal fino com pimenta do reino, para que o cupim não perca suculência. Para assar, é necessário deixa-lo em brasa média, por cerca de 2 horas. Além disso, um ótimo acompanhamento é adicionar o molho barbecue depois de pronto e comer com um bela torrada. Pois depois de pronto, ele ficará totalmente desmanchado, uma verdadeira suculência feita em brasa.