Menu

Como ingressar na aeronáutica em 2022

28/09/2021 às 21:15
Tempo de leitura
4 min
Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Você com certeza, em algum momento da sua vida, já ouviu alguém falar sobre concursos públicos, militares ou até mesmo sobre o concurso aeronáutica 2022. Já deve ter ouvido falar sobre a educação e disciplina que você acaba adquirindo lá dentro, e da parte que ninguém deixa de falar quando tocam nesse assunto, o bom salário, que pode ultrapassar o valor até de 5 salários mínimos brasileiros, após a sua formação, e o futuro próspero que lhe aguardam.

Porém você sabe exatamente como entrar nestes concursos? Se a sua resposta for não, não se preocupe, pois aqui você irá aprender tudo que deve saber para conseguir ingressar no Concurso aeronáutica 2022, além de receber algumas dicas das principais matérias que você deve estudar e dar ênfase para poder se sair bem nas provas.

Como se inscrever para prestar o concurso aeronáutica 2022

Requisitos

Antes de tudo, você deve saber que existem alguns requisitos para você poder prestar o concurso e entrar na aeronáutica, sendo eles:

  • Ter entre 18 anos completos e 25 anos não completos;
  • Ter o ensino médio completo.

Caso você realmente queria ingressar na aeronáutica, e esteja dentro dos requisitos, parabéns, você já está apto para poder realizar a prova, e caso passe, você já estará com a sua vaga garantida.

Prova

Tá, mas agora você deve estar se perguntando, como funciona essa prova? Onde consigo me inscrever para ela? Mas calma, que todas essas perguntas também serão respondidas aqui, para você ficar por dentro de tudo que precisa saber para conseguir prestar o concurso aeronáutica 2022.

Primeiramente, é importante que você saiba que existe uma pequena taxa para fazer a inscrição e poder participar da prova, esta taxa poderia variar de acordo com quando você está se inscrevendo, sendo que neste ano, chegou a R$60,00 no início do ano, e a R$70,00 agora em agosto e setembro.

Este valor pode ser um pouco alto para pessoas com condições financeiras não tão boas, por isso, também existe um método para você pedir a isenção desse valor, basta você ter um cadastro no CadÚnico ou ser membro de família de baixa renda ou até mesmo ser doador de medula óssea, assim, pessoas que se encaixam em alguns desses requisitos, poderão requisitar a isenção da taxa de inscrição.

Após saber disso, você também deve saber quais e quantas vagas serão disputadas em cada um dos cursos oferecidos. Atualmente, os cursos oferecidos pela aeronáutica são: Eletronica, administração, enfermagem, informática, eletricidade, obras, pavimentação, radiologia e topografia.

A quantidade de vagas para cada curso, dependerá da própria aeronáutica, sendo divulgada somente por elas com exatidão. Mas uma garantia que temos, é que cerca de 20% das vagas de ampla concorrência estarão abertas para somente pessoas negras. Por exemplo, na ampla concorrência temos 30 vagas, então serão abertas cerca de 7 ou 8 vagas para pessoas negras.

Conteúdo da Prova

Agora você deve estar se perguntando, o que irá cair na prova? O que devo estudar para poder me sair bem na prova e passar no concurso aeronáutica 2022? Mas como também já foi dito antes, basta relaxar, pois aqui você irá ver tudo que precisa para começar com o pé direito no seu caminho em busca de ingressar na aeronáutica. 

A prova do concurso da aeronáutica é composta por exatas 96 questões, sendo elas divididas em 24 questões das seguintes matérias: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física. 

Tendo isso em mente, é esperado que tenha um certo alívio, certo? Já que diferente do Enem e outros vestibulares, você não precisa se preocupar com uma dúzia de matérias diferentes, mas sim, somente com 4. Entretanto, mesmo sabendo disso, não se deixe relaxar nos estudos por conta disso, pelo fato de que, são vagas altamente visadas e desejadas por diversas pessoas, para poucas vagas. 

Então foque e muito nessas 4 matérias, busque aprender os assuntos vistos, desde o ensino fundamental, até os aprendidos no ensino médio, pois todos os conhecimentos serão necessários. Conheça o Guia EPCAR, e saiba tudo para ingressar na aeronáutica.

Com isso, você já sabe de tudo que precisa para ingressar no concurso aeronáutica 2022 e começar a se preparar desde já, para conseguir arrasar na prova, e garantir um bom salário no futuro, algo que é invejado por muitas e muitas pessoas que não conseguiram passar, ou que não tiveram essa oportunidade, então, não a deixe escapar, boa sorte estudante! 

Última atualização em 19/08/2022 às 07:14