The news is by your side.

Conheça as melhores raças de cães de guarda para sítios e casas

Os cães foram domesticados há milhares de anos e desde então diversas raças surgiram, algumas por cruzamentos e melhoramentos genéticos com finalidades específicas.

Estes animais podem ser classificados como cães de companhia, cães de trabalho, cães de caça e cães de guarda. 

Embora saibamos que quase todos os cães são ótimos companheiros e sem dúvidas, o melhor amigo do homem, neste texto vamos tratar especificamente daqueles cachorros, que pelo seu porte e características de personalidade são excelentes cães de guarda.

Acompanhe o texto abaixo e conheça as melhores raças de cães de guarda para casas e sítios.

Rottweiler

O Rottweiler é um cão dócil com seu tutor e sua família, relativamente silencioso, mas é um cão forte e extremamente territorialista.

Embora essa raça não seja de fazer muito barulho, tem uma audição altamente aguçada e não costuma permitir que estranhos invadam o seu território.

Sendo assim, se qualquer estranho desavisado invadir a casa, ou  sítio onde o animal é criado, certamente será atacado pelo rottweiler.

Por ser um cão pesado e com uma mordida poderosa, o rottweiler é capaz de ferir gravemente um invasor do seu território.

Pastor Alemão

O Pastor Alemão é uma raça que já foi moda no Brasil na década de 80 e 90, mas mesmo nos dias atuais ainda é uma raça bastante comum no território brasileiro.

É uma raça extremamente inteligente, rápida, com excelente faro e facilmente treinada para ser um cão de trabalho ou mesmo cão de guarda.

Você pode reparar que as polícias do mundo inteiro utilizam o Pastor Alemão como um “cão policial”. Treinado para esse fim, também é utilizado por bombeiros para localizar sobreviventes em desabamentos e pela polícia para farejar, por exemplo explosivos ou drogas.

O Pastor Alemão é um cão extremamente leal ao seu tutor, portanto qualquer ameaça que este venha a sofrer, é bem provável que o cão o venha a defender.

Na maior parte do tempo é um cão de comportamento calmo, equilibrado e dócil, mas extremamente vigilante do seu espaço.

Doberman

O Doberman não é exatamente um cão sociável, é territorialista e não se habitua facilmente com estranhos ou com outros animais de estimação.

É um cão forte, musculoso e leve, o que faz com que possa cobrir terrenos extensos, sendo excelente como cão de guarda para sítios.

Preferencialmente deve ser adestrado e acostumado com crianças desde cedo.

Fila Brasileiro

O Fila Brasileiro é outra raça canina que já viveu seu período de modinha no país, mas ainda é uma raça facilmente encontrada, principalmente em casas e sítios onde é necessário ter um cão de guarda que imponha respeito.

O porte do Fila Brasileiro, assim como sua cara de mau e de poucos amigos, além do seu latido forte fazem dele realmente um cão assustador e que qualquer invasor pensará duas vezes antes de querer invadir o seu território.

É um cão que tem verdadeira devoção ao seu dono, mas por ser teimoso e muito forte deve ser treinado com firmeza desde cedo para evitar problemas futuros.

Não é um cão muito sociável com estranhos, portanto não é aconselhável deixar visitas sozinhas com um Fila Brasileiro.

Boxer

Boxer entrando em uma lista dos melhores cães de guarda? Justamente uma das raças mais recomendadas para crianças por sua docilidade.

Pois é, mas não se engane. Justamente pelo fato de o Boxer ser muito fiel à sua família e muito protetor com as crianças é uma raça que se torna bastante agressiva quando percebe qualquer ameaça à sua família.

É um cão sociável, brincalhão, mas que defende sua família de qualquer ameaça.

Dogue Alemão

O Dogue Alemão é aquela raça que parece um cavalo de tão grande. Tem cara de bobalhão e é um cão extremamente dócil e convive bem com crianças e outros cães.

Mas o seu porte, além de impressionar e intimidar, o Dogue Alemão é bastante territorialista e não mede esforços para proteger seu espaço, podendo se tornar agressivo e atacar qualquer invasor.

Por ser uma raça muito grande, precisa de bastante espaço, por isso é uma excelente opção de cão de guarda para sítios.

Cane Corso

O Cane Corso é uma das raças mais famosas quando o assunto é guarda de território, sendo extremamente eficaz em atacar qualquer estranho que entre em seus domínios sem as “devidas apresentações”

Tem bom convívio com crianças e gosta muito de estar na presença do seu tutor e sua família. É uma raça que pode se tornar agressiva, inclusive com seus tutores se forem deixadas por períodos muito longos sem a companhia dos “seus humanos”.

Já conhecia todas essas raças de cães?

Qual delas é a sua preferida?

Responde pra gente abaixo, nos comentários.