Menu

Dicas e truques para limpar e consertar Macs antigos

Se é dono de um modelo de Mac antigo, provavelmente já notou que ele não funciona tão bem quanto costumava.
23/03/2023 às 18:26
Tempo de leitura
3 min

Se é dono de um modelo de Mac antigo, provavelmente já notou que ele não funciona tão bem quanto costumava. Isso ocorre principalmente porque, com o tempo, muitos arquivos se acumulam em seu sistema operacional, tornando-o mais lento. Além disso, problemas de hardware também podem estar afetando o seu desempenho. Felizmente, existem algumas dicas e truques que podem ajudá-lo a deixar Mac mais rápido, mesmo que seja um modelo do século passado. 

Neste post, vamos discutir algumas dessas técnicas para o ajudar a recuperar a sua máquina preciosa:

1 — Limpe os arquivos desnecessários

Uma das principais causas da lentidão do seu Mac pode ser atribuída à acomulação de arquivos desnecessários no seu disco rígido. Esses arquivos incluem caches, logs, downloads antigos e outros arquivos temporários que são criados pelo sistema. Para deixar Mac mais rápido, deve começar por remover esses arquivos. Esta limpeza por ser feita através do utilitário de limpeza embutido no seu Mac ou opte por utilizar programas criados para fazer essa tarefa por si.

2 — Atualize o Sistema Operacional

Muitas vezes, as atualizações do sistema operacional podem resolver problemas graves relacionados à segurança e comportamento de aplicativos, além de melhorar significativamente o desempenho do seu Mac. Mantenha seu dispositivo atualizado para aproveitar ao máximo sua performance e segurança.

3 — Verifique seus itens de login

Os itens que inicializam simultaneamente com o sistema operacional podem ter uma grande influência na velocidade inicial do Mac. Para verificar quais aplicativos foram selecionados para iniciar automaticamente, procure pela opção “Itens de Login” nas preferências do sistema e verifique suas configurações. Desative todos os aplicativos que abrem automaticamente quando inicia o seu Mac.

4 — Desinstale softwares desnecessários

Assim como vimos o passo 1, também é preciso cuidado com aplicações instaladas no sistema, sobretudo quando elas podem fazer uso excessivo dos recursos do hardware ou, por outro motivo, possam consumir demasiadamente armazenamento local, impactando ainda mais o arquivo HDD/SSD . Se houver algum aplicativo indesejado instalado, aconselhamos removê-lo ou desativá-lo.

5 — Substitua ou adicione memória RAM

Outra maneira eficiente de aumentar a velocidade de processamento é acrescentar mais memória RAM. Em muitos casos, esta mudança pode oferecer uma melhoria sensível do computador. Ao avaliar a quantidade ideal de memória necessária para seu Mac, analise as instruções de capacidade recomendada e requisitos regionais fornecidos pelo fabricante. Em dúvida consulte o apoio ao cliente da marca.

6- Troque o disco rígido tradicional (HDD) por um SSD

Ao substituir o HD tradicional por um Solid-State Drive(SSD), sem dúvida alguma isso fará toda diferença no desempenho e que vai deixar Mac mais rápido. Após instalado, vai verificar como o funcionamento geral de todo o sistema e dos aplicativos ganham maior rapidez e otimização.

Faça manutenções internas no equipamento

Não basta apenas trocar componentes importantes, realizar manutenções preventivas de vez em quando nunca é demais. Dentre as particularidades que integram as melhores práticas de conservação dos equipamentos, encontram-se aspectos como: 

  • limpezas profundas
  • realização de ajustes pontuais 
  • reparos pequenos imprevistos

Deve sempre procurar agendar esse processo com profissionais qualificados. 

Combinando estas técnicas simples, é possível dar uma revitalizada no seu Mac antigo e recuperar boa parte do desempenho perdido, estendendo sua vida útil.  Vale ressaltar que quando estiver lidando diretamente com seu computador, esteja atento e tenha cautela familiarizando-se mesmo sobre ele para evitar danos imprevisíveis.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 23/03/2023 às 19:10