Menu

Encanamento entupido em apartamento: como resolver

31/08/2021 às 14:20
Tempo de leitura
3 min
Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

O sistema de esgoto predial pode ser entendido como algo complexo especialmente comparado com um sistema de esgoto de uma casa isolada em um terreno, por exemplo, e que em alguns casos, precisa de mão de obra específica para resolver alguns problemas que se apresentam afinal, existe uma grande quantidade de conteúdo que passa diariamente pelas tubulações.

Na verdade, quando se fala em encanamento e esgoto é preciso sempre contar com mão de obra especializada, para não acabar agravando o problema. 

No caso de apartamentos, sejam comerciais ou residenciais é preciso realizar a manutenção preventiva do sistema de esgoto, para evitar problemas e dores de cabeça.

Mas se isso não foi possível e agora o encanamento do apartamento está entupido, confira nesse artigo o que precisa saber para resolver esse problema. 

Procure saber corretamente o que vai fazer

É costume pensar que nos casos de entupimentos é possível resolver o problema sozinho, por conta própria, no entanto, esse é um pensamento que não deveria existir, da mesma forma que você não iria arrumar o seu carro, se não é um mecânico ou mesmo, se não tem conhecimento para tal atividade, correto?

Da mesma forma quando falamos em sistema de esgoto e ainda mais, quando se trata do sistema de esgoto predial que pode ser muito mais completo e complexo, é necessário contar com o auxílio de uma desentupidora de esgoto com profissionais capacitados.

É possível evitar o encanamento entupido em apartamentos

Em apartamentos é mais fácil de acontecer os entupimentos devido à grande quantidade de dejetos que passam pelo sistema de encanamento.

No entanto, não é de uma hora para outra que isso irá acontecer. Por tanto, pode ser evitado realizando as medidas preventivas e especialmente não jogando óleo de cozinha na pia. 

Além disso, plástico filme e outros ítens, se forem dispensados na pia, podem acabar atrapalhando e prejudicando o sistema de tubulação.  Portanto, quando for jogar fora qualquer item procure fazer o descarte correto e não jogue comidas na pia ou ainda, papel higiênico no vaso sanitário, para não causar problemas e dores de cabeça para os moradores do apartamento. 

Outras formas de evitar esse problema também, é realizar a manutenção preventiva e periódica do encanamento do apartamento.

Saiba como resolver o problema de encanamento entupido em apartamento

Uma das formas mais fáceis, rápidas e eficazes de resolver o problema com o entupimento, é contratar uma desentupidora para realizar o reparo, sem danificar o encanamento, com as técnicas e ferramentas necessárias e adequadas para essa finalidade. 

No caso do cano entupido é necessário que o profissional percorra a tubulação com máquina adequada e então realize a desobstrução do encanamento, para liberar a passagem e o fluxo de água possa correr novamente. 

Todo o trabalho de desentupimento deverá ser realizado por profissionais responsáveis e capacitados, para que o problema não piore depois de uma tentativa de um leigo, de tentar arrumar os canos.

Jamais utilize produtos de solução rápida ou mesmo, materiais improvisados para realizar essa atividade, para não estragar os canos ou ainda piorar o entupimento.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 07:34