Menu

Formas de fazer um logotipo

Criar um logotipo não é um trabalho fácil, pois há muitas nuances que precisam ser levadas em consideração ao projetar um.
13/02/2023 às 10:30
Tempo de leitura
3 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Criar um logotipo não é um trabalho fácil, pois há muitas nuances que precisam ser levadas em consideração ao projetar um. É uma tarefa que deve ser tratada com responsabilidade, pois forma a primeira impressão de sua marca para clientes potenciais, bem como a percepção do público alvo sobre as especificidades de seu negócio.

O que é um logotipo?

Uma parte integrante da construção da identidade corporativa é um elemento gráfico projetado profissionalmente. Um logotipo pode ser inteiramente gráfico (contendo símbolos e ícones), texto (consistindo de letras) ou combinado (combinando texto, imagens e símbolos).

Quais são as possibilidades de criação de um logotipo?

Há várias maneiras.

Desenho “faça-você-mesmo”.

A maneira mais fácil e mais amigável ao orçamento é fazer você mesmo um logotipo. O autor deve estar pronto para passar de 10 a 20 horas para o projeto. A vantagem do método é que o proprietário terá um projeto que atende suas necessidades e visão o máximo possível. Entretanto, se não se tiver a habilidade de desenho adequada, há o risco de se conseguir um logotipo amador. Um ícone mal projetado pode ter um impacto negativo sobre a atitude de clientes potenciais e parceiros comerciais em relação ao seu negócio.

Geradores de logotipos on-line

A principal vantagem dos serviços é a simplicidade do projeto, a rapidez do desenvolvimento do logotipo e o baixo custo. Os geradores de logotipos são ótimos para pessoas que não possuem habilidades de design gráfico. A desvantagem é a falta de singularidade, pois estes programas são baseados em modelos de reutilização (os mesmos elementos no design podem ser usados muitas vezes por pessoas diferentes). O proprietário corre o risco de obter um logotipo semelhante ao que outras empresas já possuem.

Serviços de um designer profissional

O método requer custos financeiros e de tempo significativos. O desenvolvimento de projetos por tais profissionais pode custar entre US$50 e US$1.000. Além disso, o proprietário precisará estar preparado para esperar até várias semanas pelos resultados. A vantagem do método é que o cliente receberá um logotipo projetado profissionalmente que atende a todos os cânones gráficos, à estratégia de marketing da empresa e às expectativas do público-alvo.

Terceirização para um estúdio de design

Os serviços de terceirização são adequados para clientes com um orçamento modesto. Os especialistas em tais estúdios desenvolverão um elemento gráfico de qualidade a preços econômicos. O lead time pode variar de uma semana a um mês.

Turbologo

Uma ferramenta ajuda você a criar um logotipo em apenas alguns minutos. Tudo o que você tem que fazer é digitar o nome de sua empresa e o website. Você pode criar um logotipo de qualidade gratuitamente. Você não precisa de habilidades em design ou photoshop para trabalhar com o serviço para criar um ícone eficaz e bonito.

Conclusão

A base de um logotipo profissional é um texto e elementos gráficos devidamente selecionados: cor, forma, imagem, fonte. Cada um desses elementos deve refletir, tanto quanto possível, as especificidades do trabalho da organização, história da marca, missão e visão empresarial.