Menu

Opções de presente de natal para adolescentes

10/12/2021 às 01:36
Tempo de leitura
6 min

Para muitos adolescentes o Natal é uma época chata do ano. Pois ele precisa socializar com familiares, ajudar nas tarefas de casa, e, geralmente, está de férias dos estudos. Um combo perfeito para o mal humor, muito comum nesta fase. Porém na hora de receber o presente de Natal ninguém reclama, não é mesmo?

Receber e dar presentes é bom em qualquer fase da vida, principalmente durante a adolescência, um período de grandes descobertas e que merece a atenção dos responsáveis. 

Por esta razão muitas pessoas que desejam fazer um desses seres felizes pode ficar perdido na hora de escolher o que dar, visto que os jovens estão cada vez mais exigentes, vivendo em uma era digital, em que tudo acontece muito rápido e é registrado em redes sociais. 

Logo, muitos adolescentes antes de se sentirem felizes com o presente podem ter uma preocupação maior, “o que os meus colegas vão pensar quando eu publicar o meu presente de Natal”. O que é um pensamento muito perigoso, que pode causar ansiedade, e estragar um momento muito especial que é, justamente, receber um presente. 

Pais e responsáveis precisam constantemente vigiar essas atitudes, e dialogar sobre isso com os jovens, do contrário, até mesmo os adultos podem se frustrar ao não atender às expectativas das alheias, ao invés de se preocuparem com um momento simbólico e único. 

Fases da adolescência e presentes 

A adolescência possui três fases:

– pré-adolescência (ou adolescência precoce), que consiste no período de transição. Geralmente esta fase ocorre entre os 10 e 12 anos de idade;

– adolescência, que pode ser considerado o auge da fase, ocorre entre os 13 e 16 anos e 

– juventude (ou adolescência tardia), que é a fase em que o adolescente se prepara para a fase adulta, entre os 17 e 18 anos. Há um impasse nesta falsa, enquanto alguns defendem que a fase dura até os 21 anos, outros acreditam que termina aos 25. 

Por isso não podemos definir os presentes baseados na fase por completo, pois ela possui nuances específicas, além é claro, das preferências particulares de cada indivíduo. 

Ainda assim, conseguimos ter uma “visão panorâmica”, baseada nas tendências de mercado, levando em consideração alguns aspectos, o econômico, por exemplo. Afinal estamos vivendo um momento quase pós-pandemia, com a economia ainda fragilizada em decorrência da crise sanitária, muitos responsáveis por adolescentes podem encontrar dificuldades para escolher o presente de Natal.  

Contudo vamos à algumas opções bastante interessantes. 

Presenteando um adolescente 

Jogos 

É claro que se tratando de pessoas entre os 10 e 18 anos há uma preferência quase que unânime: os jogos. 

Portanto um videogame é um bom presente para esta fase, entretanto os preços podem não ser tão interessantes assim. Visto que o Playstation 4, por exemplo, pode custar entre R$ 2 mil e R$ 4 mil. 

Mas, não desanime, existem opções bem interessantes, como os videogames portáteis. Além disso não se esqueça, que se tratando de jogos, eles não precisam necessariamente serem eletrônicos, na mente dos jovens ainda há espaço para aprender a jogar um bom xadrez, ou algum outro jogo de tabuleiro mais interessante, inclusive, toda a família pode se divertir nesse último caso, além de trabalhar a mente do adolescente, os jogos de tabuleiros entregam interação, o que é raro ultimamente!

Comunicação 

Com os smartphones, tablets e computadores em alta, não poderíamos deixar de falar destes dispositivos de comunicação, que além de possibilitarem interação, permite aos jovens acessar recursos como jogos online por exemplo. 

O que pega na hora de escolher podem ser os valores, que estão cada vez mais altos. Encontrar celulares baratos não é uma tarefa fácil, porém não impossível, inclusive, é possível pesquisar sem sair de casa. na internet há muitas opções de modelos, cores, tamanhos e funções. 

O mais interessante é que através de pesquisas online os consumidores podem encontrar promoções instantâneas, ou mesmo realizar uma compra coletiva, que faz com que os preços despencam, Entretanto quando se trata de e-commerce é preciso ter cuidado com sites fraudulentos e golpes

Roupas, calçados e acessórios 

Além de estarem digitalmente na moda, os adolescentes também são muito ligados no estilo, podendo até mesmo competir com os colegas na escola, no quesito tênis da moda, ou jaqueta mais descolada (risos). 

Por isso, quem pretende dar uma dessas peças de presente deve se atentar ao estilo pessoal do presenteado. Pois se ele não gostar, certamente vai “torcer o nariz”. 

Esporte 

Investir no esporte antes de tudo é investir na saúde da pessoa presenteada, é, sem dúvida, uma demonstração real de amor e preocupação. 

Pessoas mais novas, em sua maioria, têm preferência por esportes radicais. Então um patins descolado, um skate, bola e cesta de basquete, ou mesmo uma chuteira para o nosso tradicional futebol, podem ser opções interessantes de se estudar. 

Livros 

A cabeça dos adolescentes ferve! Sim, eles pensam muito, o tempo todo, estão na flor da idade, não era para menos. E não podemos nos esquecer dos nerds, que ao invés de roupas descoladas, praticar esportes ou jogos, podem preferir um bom livro de física, ciências ou mesmo filosofia, por que não? 

Mas os livros são uma boa opção até mesmo para quem não se enquadra no estereótipo nerd. Por se tratar de uma fase de desenvolvimento físico, social e intelectual, estimular a leitura através de um presente pode ser inesquecível para o adolescente. 

Artes 

Não é só de médicos, engenheiros, policiais, que se constrói um mundo. As artes são importantes, assim como qualquer profissão. O jovem com inclinação para as artes não deve ser excluído da lista de presenteado. 

Por isso podemos pensar em um instrumento musical, como violão, teclado, bateria, ou uma máquina de fotografia, uma tela grande com tintas, um curso de teatro, karaokê, enfim, seja criativo! 

Conhecer é importante 

Antes de presentear qualquer pessoa, isso não se aplica somente aos adolescentes, é preciso conhecê-la, pelo menos superficialmente. Observar o estilo que ela usa para se comunicar com o mundo através de suas palavras, vestimentas e atitudes, pode ser um ponto inicial para escolher o presente ideal. 

Ainda vale a pena lembrar da velha máxima, presentear, antes de mais nada é demonstrar ter uma boa intenção em agradar alguém. No caso de não conseguir alcançar a reação esperada do presenteado, o ideal é não se frustrar, pois o que vale é a intenção e estarem todos reunidos no Natal. 

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 06:15