Menu

Os formatos de áudios populares

Os formatos de arquivo de áudio são diferentes formas de compactação, todas diferentes na qualidade que o ouvinte experimentará na extremidade receptora.
10/03/2023 às 17:45
Tempo de leitura
6 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Escolher um formato de arquivo de áudio pode parecer como estar no corredor de pasta de dente na farmácia. Há tantos para escolher, é difícil dizer como eles são diferentes ou por que isso importa, e você nunca consegue se lembrar se gosta de qual.

Mas, ao contrário da pasta de dente, que na verdade é tudo igual, cada um dos diferentes formatos de arquivo de áudio, ou codecs, transmite música (na forma de dados) para seus ouvidos de uma maneira diferente. Se você gosta de ouvir áudio de alta qualidade, por exemplo, talvez deva procurar um arquivo WAV ou AIFF. Se você estiver compartilhando e transmitindo música, algo um pouco menor, como um arquivo OGG, pode ser mais apropriado.

Os formatos de arquivo de áudio são diferentes formas de compactação, todas diferentes na qualidade que o ouvinte experimentará na extremidade receptora. Os programas usados ​​para processar arquivos de áudio são chamados de codecs de áudio, que compactam o áudio para transmitir dados e o descompactam quando os dados são recebidos.

Áudio Compactado vs. descompactado

Cada formato de áudio é compactado ou descompactado. O áudio não compactado, que inclui os tipos de arquivo WAV, AIFF e DSD, significa que os dados permanecem do mesmo tamanho desde a transmissão até o recebimento. Áudio compactado significa que partes dos dados são retiradas da gravação para torná-la menor e mais fácil de armazenar ou compartilhar. O áudio compactado é dividido em dois formatos diferentes.

Formatos de áudio sem perdas. Esses arquivos garantirão que a qualidade do som esteja intacta porque descompacta os arquivos de volta ao tamanho original. Eles geralmente são muito maiores em comparação com os formatos com perdas. Os tipos de arquivo incluem M4A, MQA, WMA, FLAC e ALAC. Formatos de áudio com perdas. Os dados serão perdidos na transmissão com formatos de áudio com perdas. Depois que o áudio for compactado, ele não será descompactado de volta ao tamanho original. Alguma qualidade pode ser perdida ou degradada, mas os arquivos tendem a ser menores. Os tipos de arquivo incluem MP3, AAC e Ogg Vorbis (OGG)

Alguns formatos de arquivo de áudio comuns

O formato exato que você escolher dependerá de quais são suas necessidades e quais compensações você está disposto a fazer. Aqui está uma visão mais detalhada de cada formato de arquivo de áudio:

  • AAC.

Abreviação de Advanced Audio Coding, o formato AAC é semelhante ao popular MP3 e geralmente é melhor para streaming em dispositivos móveis. Dispositivos Android, Apple Music e Youtube tendem a usar esse formato.

  • AIFF.

O Audio Interchange File Format foi criado pela Apple e é semelhante ao arquivo WAV mais conhecido. O AIFF retém todos os dados originais e tende a ter um tamanho de arquivo maior. Os arquivos AIFF não possuem códigos de tempo, portanto, não são necessariamente úteis para mixagem e edição. Você pode reproduzir arquivos AIFF em Macs e PCs.

  • ALAC.

Este formato é o codec de áudio sem perdas da Apple (semelhante ao FLAC) e só funciona em dispositivos da Apple. Este formato é usado no iTunes e no reprodutor de música da Apple.

  • DSD.

O Direct Stream Digital é um formato de bit único de alta qualidade, portanto, tamanhos de arquivo maiores. Eles geralmente são encontrados em Super Audio CDs e reproduzidos em sistemas de áudio de última geração e não são apropriados para streaming.

  • FLAC.

O Free Lossless Audio Codec é um codec descompactado e isento de royalties que também armazena metadados. A maioria usa o formato para baixar e armazenar arquivos de áudio de alta resolução.

  • M4A.

O formato de áudio M4A se correlaciona com arquivos de vídeo MPEG-4, geralmente encontrados em dispositivos Apple. Eles têm tamanhos de arquivo menores e a qualidade do áudio é comparável aos MP3s.

  • MP3.

MP3 é um formato de áudio de compressão com perdas popular que oferece tamanhos de arquivo pequenos, mas ao custo de uma qualidade de som potencialmente ruim. É uma escolha popular para streaming online e armazenamento de arquivos em dispositivos móveis.

  • MQA.

O MQA é usado para streaming de alta resolução do Tidal Masters, esse formato de arquivo especializado ajuda a tornar o streaming mais eficiente.

  • OGG.

Ogg Vorbis é semelhante a MP3s e AACs e é um codec de código aberto. O Spotify usa isso em seus serviços de streaming, onde transmitem a 160kbps para a versão gratuita e 320 kbps para a versão paga.

Como escolher o formato de arquivo de áudio certo?

Escolher o formato certo depende de como você está usando seu áudio. Na maioria dos casos, você vai querer escolher os formatos de áudios mais populares, especialmente se quiser que seus arquivos sejam o mais acessíveis possível. Além disso, alguns formatos não são suportados por programas populares de edição de áudio, portanto, lembre-se disso se você não tiver equipamento de edição especializado.

Você deseja escolher um formato de áudio que o ajude a obter o tipo de qualidade de áudio necessária. Não se preocupe em obter arquivos de áudio de altíssima qualidade se não precisar deles, porque arquivos grandes são complicados no conversor de audio, ao gerenciar e compartilhar.

Você pode usar o .mp3, mais comum e é suportado em vários tipos de softwares, serviços de som.

Conclusão

Você é um profissional de áudio que planeja editar arquivos como os de um podcast. A escolha de AIFF, PCM ou WAV permite exportar um arquivo com áudio de alta qualidade e fácil de distribuir. Se você é um audiófilo que deseja ouvir música com alta fidelidade ou a melhor qualidade de áudio. Os arquivos WMA, M4A e FLAC permitem que você mantenha os dados na gravação original, mas não requerem tanto espaço de armazenamento.

Agora se você é alguém que deseja garantir que seus arquivos de áudio sejam compartilhados facilmente ou que deseja economizar espaço no armazenamento. O uso dos formatos AAC, OGG ou MP3 resultará em alguma perda na qualidade do áudio, mas você não é alguém que consegue perceber a diferença, nem outras pessoas com quem você o compartilha.

COMENTÁRIOS