14.8 C
Belo Horizonte
terça-feira, 16 agosto 2022

Sinergia para tratar acne através da aromaterapia; veja receita

Hormônios na adolescência, falta de cuidados adequados...

Os benefícios do uso da energia solar em sua casa

Na economia de hoje, a energia solar...
Portal Mais MinasDicasQuais são as etapas do sono? Entenda

Quais são as etapas do sono? Entenda

Um sono reparador sem dúvida é uma das melhores experiências de descanso e relaxamento. Ele cumpre um papel fundamental no bom funcionamento do nosso corpo e da nossa mente, e renova nossas células enquanto dormimos. Neste artigo falaremos um pouco sobre quais são as etapas do sono e qual a importância de cada uma delas.

Dormir bem é sinônimo de saúde

Pode parecer bobagem, mas um sono reparador possui um poder inimaginável. Nosso organismo trabalha de forma diferente enquanto dormimos, e diversas áreas do nosso cérebro se reorganizam durante o sono. Novas proteínas são produzidas e nosso sistema imunológico se regula com a produção de hormônios liberados enquanto descansamos. É durante a noite também que nosso corpo produz o GH, o hormônio do crescimento, fundamental nas fases de desenvolvimento de crianças e adolescentes, mas também para adultos como forma de evitar o envelhecimento precoce e auxiliar no ganho de massa muscular. Tudo isso é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo.

Quais são as etapas do sono?

O sono possui duas fases principais: o sono não REM, dividido em quatro etapas, e o sono REM, um estágio de atividade cerebral intensa. Explicaremos quais são as etapas do sono e o que acontece em cada uma delas.

Etapa 1: adormecimento

O sono não REM é a fase onde o cérebro está em atividade menos intensa, e este primeiro estágio é no qual nosso cérebro e nosso corpo estão passando pela transição entre estar acordado e ir adormecendo. Esta etapa pode durar cerca de quinze minutos e é nela que os músculos começam a relaxar e a respiração passa a ter um ritmo mais leve e desacelerado.

Etapa 2: sono leve

Nesta segunda etapa atingimos um estágio de sono mais leve. Enquanto vamos adormecendo nosso cérebro vai se desconectando lentamente de alguns estímulos externos como ruídos leves, toques e distrações. Nossa temperatura corporal também diminui e nosso coração passa a se desacelerar e atingir um ritmo mais tranquilo, bem como a respiração. Assim vai se aproximando o estágio de sono mais profundo.

Etapa 3: Início do sono profundo

Nesta terceira etapa, atingimos um sono mais profundo e nosso cérebro começa a diminuir suas atividades, e nosso corpo alcança um nível estável de relaxamento.

Etapa 4: Sono profundo

Nesta última etapa do sono não REM, atingimos o sono profundo, onde o corpo passa a repor as energias gastas ao longo do dia, e o organismo começa a liberar hormônios benéficos, como o GH e outros. É nesta etapa também que nossas células e órgãos se recuperam e se regeneram.

Sono REM

Após atingir o quarto estágio, o sono se encaminha para o que chamamos de sono REM, o estágio mais profundo do sono. Nesta etapa nosso cérebro passa a desempenhar atividade tão acelerada quanto a produzida enquanto estamos acordados, este é um mecanismo necessário e natural do nosso cérebro para se manter ativo durante o sono, e é fundamental para regular algumas  funções em nosso organismo.

É durante o sono REM que ocorre a fixação da memória e de informações relevantes apreendidas ao longo do dia, e o descanso profundo, fundamental para a recuperação das energias e para nos preparar para o dia seguinte. No estágio mais profundo do sono é onde ocorrem os sonhos, um assunto que vem sendo amplamente estudado pela psicologia e para o qual já existem algumas teorias. Seja qual for a correta, algumas pessoas estão sempre em busca de

significados e respostas para os sonhos, se você é uma delas, a Lapsiche pode te ajudar a desvendar os mistérios presentes em seus sonhos e te dar as respostas que você procura.

Como ter uma boa noite de sono e atingir o sono REM?

Agora que você já conhece quais são as etapas do sono, vamos dar algumas dicas de como dormir bem e atingir o estágio mais profundo e necessário para a regeneração das nossas energias e para alcançar benefícios para o nosso corpo.

Algumas horas antes de dormir, prepare toda a sua casa para o momento de descanso. Reduza a iluminação, evite celulares, televisão e outros aparelhos eletrônicos. Se gostar, prepare um chá quente alguns minutos antes de se deitar. Ler um bom livro também pode te ajudar a relaxar e desligar a sua mente de preocupações externas.Não faça refeições pesadas no jantar, pois elas podem causar má digestão e atrapalhar a qualidade do sono. É importante evitar bebidas estimulantes, como as que contém cafeína. Tome um bom banho, ouça uma música calma e vista uma roupa confortável. Tudo isso pode te ajudar a atingir o sono REM mais rapidamente e descansar melhor.

Estas são as respostas sobre quais são as etapas do sono e de que maneira nosso corpo e cérebro se comportam em cada uma delas. Esperamos que tenha gostado e que suas noites a partir de hoje sejam mais calmas e tranquilas.

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: