Menu

Quatro tendências para a ceia de Natal 2022

Confira duas sobremesas e dois pratos salgados para o jantar natalino
11/11/2022 às 19:53
Tempo de leitura
6 min
Fique por dentro de todas as novidades para a ceia do Natal 2022 - Foto: banco de imagens livres do Canva
Fique por dentro de todas as novidades para a ceia do Natal 2022 - Foto: banco de imagens livres do Canva

O cardápio para a Ceia de Natal já começa a ser pensado com a aproximação da data. Alguns pratos são tradicionais, porém há novidades e tendências que entregam um toque contemporâneo ao momento. 

A comemoração anual que começou a ser realizada no século II depois de Cristo, afeta positivamente a economia, mas traz desafios para famílias de diversos países ao redor do mundo, pois precisam organizar decorações múltiplas, além dos pratos e sobremesas. 

É comum que durante a ceia de Natal as pessoas queiram montar mesas mais fartas, com grande variedade de carnes, saladas, pratos quentes e guarnições. Além de doces, tortas, bolos, frutas e frutas secas e outras opções que naturalmente fazem com que todos ganhem alguns quilinhos a mais na época. Se tratando de Natal tudo vale a pena (risos). 

Para produzir o manjar natalino é preciso além de ingredientes e expertise, os utensílios, eletrodomésticos, e principalmente um espaço dinâmico, como a cozinha americana simples, são diferenciais que podem contribuir na montagem do jantar de Natal. Normalmente quem cozinha, costuma se preocupar mais com o ambiente da cozinha, pois é ali que são produzidos seus maiores feitos. 

Feito este parêntese, retornemos ao foco deste artigo que são as iguarias servidas durante o jantar mais especial do ano. Saiba tudo o que está rolando nos bastidores do Natal do ponto de vista da culinária. 

4 trends de pratos para o Natal 2022

Fugindo do tradicional primeiro salgado e depois o doce, vamos começar falando sobre as sobremesas de Natal que virão com tudo neste ano. 

Duas sobremesas para o Natal 2022

Os doces virão renovados assim como os nossos sonhos (risos). Piadas à parte, é verdade mesmo este bilhete, a tendência é de que sejam adicionados alguns ingredientes nos doces já tradicionais. O panetone, por exemplo, virá forte com recheio de doce de leite, mas as massas poderão protagonizar a mesa de doces . Veja! 

Cheesecake com calda de frutas vermelhas

Cheesecake de frutas vermelhas
Cheesecake de frutas vermelhas – Foto: Banco de imagens livres do Canva

Já é do conhecimento de muitas pessoas que elementos da cultura estadunidense influenciam o Natal de outros países, no Brasil não é diferente. O doce cheesecake é bastante consumido por aqui, inclusive fora do Natal, com caldas de sabores diversos. 

Neste ano as caldas e doces de cor vermelha serão tendência. A cheesecake com calda de frutas vermelhas é um exemplo. Formado por três camadas, a mais inferior é uma massa de torta (mais dura), a camada do meio tem cor branca e é bem macia, se assemelhando ao pudim e por último, em cima vem a cauda. 

O sabor mescla uma massa de torta que mistura sal e açúcar, a massa do meio que não é muito doce a cauda que traz o doce e o azedinho das frutas vermelhas, como o morango, exemplificando. 

Mouses diferentes espalhados em porções individuais

Mousse de chocolate em copinhos
Mousse de chocolate em copinhos – Foto: Banco de imagens livres do Canva

Os mousses ganharão configurações diferentes neste ano. Seguindo as cores do Natal, vermelho, verde, amarelo e marrom, os sabores limão, morango, maracujá e chocolate dos mouses poderão ser degustados em porções individuais, eles serão servidos em taças que ficarão espalhadas pela mesa de doces, ou seja, não virão em grandes travessas para que cada um se sirva com uma colher. 

Outra novidade será que os mousses não virão sozinhos, mas podem ganhar alguns “coadjuvantes”, o de maracujá, por exemplo, receberá gotas de chocolate, enquanto que o de chocolate, pedaços de morango ou mesmo uvas. Será uma surpresinha a cada taça. 

Dois pratos salgados para o Natal

Entre o peru, pernil, tender, a maionese, o arroz com passas ou sem passas há muitos “personagens” que poderão ganhar destaque neste ano. Vamos lá! 

Batata Suíça recheada

Batata Rösti
Batata Rösti – Foto: banco de imagens livres do Canva

“Hum, a batata tá diferete!”. Está mesmo. Com a saúde sendo um tema em alta, a tendência é de que muitos vegetais e legumes sejam explorados na ceia de Natal deste ano.  A Batata Suíça recheada é um exemplo. 

Também conhecida como Batata Rösti, esta é uma receita que pode ser usada juntamente com diverso recheios, como: mussarela, com frango desfiado,tomate seco e queijo cremoso; mussarela com carne seca; mussarela, abobrinha e queijo cremoso; mussarela, camarão e queijo cremoso; estrogonofe (carne ou frango). 

Couve-flor gratinada

Couve-flor gratinada
Couve-flor gratinada -Foto: Canva

Existem alguns pratos que por mais que tentemos explicar é só experimentando para compreender. A couve-flor gratinada é um desses. Com muito queijo mussarela e queijo cremoso no centro, é simples de preparar e entrega uma leveza especial para a ceia do Natal. 

Ideal para acompanhar as aves natalinas, a couve-flor gratinada é uma das novidades para este ano que tem tudo para ser um Natal mais sofisticado do ponto de vista da culinária. 

Tendências de decoração de Natal 

Artigos de decoração de Natal já podem ser vistos em diversos comércios. Percebe-se uma forte tendência para as peças que se movem, como as renas, o Papai Noel, estrelas, entre outras que fazem parte do cenário festivo. 

Na mesa tudo seguirá o script tradicional, guardanapos, panos e acessórios no verde e vermelho, o que muda são os pratos quentes e as sobremesas basicamente. Embora exista uma predisposição à adesão do branco e de peças transparentes, talvez neste ano ela ainda não se consolide.

O dourado segue sendo líder tanto nas toalhas como nas vestimentas. É provável que para se vestir o vermelho finalmente seja deixado de lado, porém estas são apenas suposições. Além do dourado, timidamente o prateado poderá pintar. 
A novidade é que as taças e copos podem deixar de ser coloridos e voltarem para o cristal (transparente). Enquanto que os talheres no dourado tendem a aumentar, eles também virão em tamanhos maiores, o que deixará as mesas ainda mais elegantes e com um tom majestoso.