Menu

Seis dicas para economizar em um aniversário

É preciso ter jogo de cintura e ser criativo para não deixar que as festas de aniversário da família passem em branco, afinal, completar mais um ano de vida é motivo para muita comemoração sim!
08/07/2021 às 11:52
Tempo de leitura
4 min
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

O setor de eventos vem sofrendo com o advento da pandemia e a crise econômica que ela trouxe. Embora a população ainda esteja impossibilitada de se reunir ou fazer aglomeração, a festa simbólica de aniversário continua existindo.

É preciso ter jogo de cintura e ser criativo para não deixar que as festas de aniversário da família passem em branco, afinal, completar mais um ano de vida é motivo para muita comemoração sim!

Como fazer festa de aniversário gastando pouco

Planejamento

Para economizar em uma festa de aniversário é preciso fazer um planejamento de quantas pessoas vão participar, para que assim possam ser calculados os gastos com os comes e bebes.

Buffet

É preciso definir com antecedência o que será servido no aniversário. Em festas infantis, por exemplo, é desnecessário servir pratos de comida. O ideal seriam salgados, tortas e o tradicional cachorro quente. Agora, se o aniversariante for adulto, ele pode preferir um churrasco, e é aqui que entra o bom senso. Com a carne bovina sendo vendida a preços exorbitantes, o correto seria escolher outros tipos de carnes para servir, como a suína, servindo linguiças, e o frango.

Já o doce é unânime! Em uma festa brasileira, seja qual for a faixa etária do aniversariante, o brigadeiro não pode faltar. Contudo, dá para economizar reduzindo a variação dos doces. Em uma festa em que seriam oferecidas cinco opções de doces, pode alterar para dois tipos.

A principal dica neste sentido é orçar antes de comprar. Pode parecer fora de moda, mas fazer vários orçamentos tanto dos doces, como do bolo e dos aperitivos pode contribuir na economia final da festa. No mercado há muitas opções, existem confeiteiros e comerciantes que pesquisam mais antes de comprar os produtos que serão revendidos, outros não. Então, a variação de valores pode ser grande, em alguns casos pode chegar a 50% de diferença.

Local

O ambiente onde a comemoração vai acontecer depende de uma série de variáveis, a econômica é uma, o deslocamento é outra. Para economizar de verdade o correto seria fazer a confraternização em casa mesmo, no máximo na casa de um familiar ou amigo que talvez tenha um espaço maior.

Roupa

Embora muitas pessoas acreditem no contrário, as roupas são parte da festa, principalmente para o aniversariante que quer estar e se sentir especial em sua data mais importante, e não é para menos.

Para fazer sobrar um pouco mais de dinheiro é preciso usar um pouco de criatividade. Para quem já tem uma peça coringa, que é aquela que se destaca no guarda roupa e custou bem caro, a dica é adquirir peças básicas que são mais em conta. Agora, se o aniversariante não possuir nenhuma peça coringa é importante adquirir uma para usar com roupas que ele já tem.

Decoração

Uma festa não é feita apenas de comida e bebida. A decoração é uma parte muito importante e ela não precisa ser esquecida, senão a comemoração pode perder a graça.

Muita coisa pode ser feita em casa mesmo, com materiais recicláveis, adesivos ou papéis especiais.

Com a ajuda da tecnologia é possível criar um belo painel usando o celular ou o computador.

Se a festa for infantil, basta escolher uma boa foto do personagem de desenho favorito do pequeno, ampliar e mandar imprimir.

Fazer uma decoração simples de aniversário não significa que a festa foi improvisada, contudo haverá um projeto que deve ser feito com bastante antecedência para ser bem sucedido.

Atração

É óbvio que quem quer economizar em uma festa não vai ter condições de contratar um artista para tocar uma música ao vivo, ou qualquer outro tipo de atração para distrair os convidados. Por isso, a dica é fazer uma lista de música em algum aplicativo de música e colocar para tocar na caixa ou no som.

Última atualização em 19/08/2022 às 07:41