Menu

Vírus de computador? Saiba como remover com essas dicas

10/12/2021 às 16:45
Tempo de leitura
4 min

Os vírus de computador ganharam esse nome por se assemelharem aos vírus que acometem o corpo humano e após se instalarem, infectam todo o sistema, no caso o sistema da máquina. 

Contudo o nome verdadeiro para um vírus de computador é “malware”, palavra de origem americana que combina as palavras “software” com “malicious”, significa isso mesmo, “programa malicioso”. 

Esses programas podem entrar não apenas no computador, como em qualquer dispositivo móvel, como tablets, iphone, ipad e androids. Eles fazem um verdadeiro estrago onde entram e o pior de tudo é que conseguem invadir os dispositivos sem a autorização dos usuários, o que o torna ainda mais perigoso. 

Ao entrar em contato com um dispositivo esses vírus podem causar muitos danos como apagar fotos, vídeos, documentos, ou mesmo acessar pastas íntimas, que possuem informações privadas e se está sendo enviado por alguém mal intencionado, essa pessoa pode posteriormente divulgar tais dados. 

Eles também causam danos aos aparelhos, que muitas vezes podem até parar de funcionar. 

Essas pessoas má intencionadas já tem nome, elas são consideradas “hackers”. Elas conseguem acessar informações de um celular ou computador facilmente após o usuário apertar algum link, como os que chegam através de um e-mail desconhecido, oferecendo alguma promoção ou serviço, por exemplo. 

Mas os vírus também podem entrar em dispositivos quando um usuário simplesmente baixa um programa simples ou mesmo uma música. A origem deles é muito desconhecida, ele pode vir das maneiras mais improváveis. 

Embora não pareça, o mundo digital é muito inseguro ainda. Ainda assim existem profissionais que usam os recursos tecnológicos para promover o bem. É o caso da empresa Cylance, que conseguiu criar o “vírus de resgate”. Ele se instala na placa mãe do computador impedindo o acesso ao sistema. 

E por falar em placa mãe, este é um dos maiores problemas em enfrentar um vírus de computador. Quando ele acomete a placa mae pode comprometer o sistema por completo. Nesse caso, o mais prudente a fazer é trocá-la.

Entrou vírus no computador, e agora? 

Tenha calma, com tantos anos convivendo com as máquinas, o ser humano precisou se adaptar também aos vírus, do contrário seria um computador por mês (risos).

Se entrar vírus na sua máquina, você precisa seguir alguns passos para tentar livrar o sistema do seu computador.

Mas antes disso, é preciso identificar que tipo de vírus entrou na sua máquina, conheça alguns. 

Tipos de vírus 

 Cavalos de Tróia 

O cavalo de Tróia foi importante para a Guerra de Tróia, pois ele foi usado de forma estratégica. Acontece que os gregos quando se deram como derrotados e desistentes das guerras enviaram então um cavalo de madeira como presente para o suposto vencedor, do conflito, os troianos.  

Porém o cavalo estava cheio de soldados gregos que durante a noite invadiram Tróia, colocando fogo e roubando a cidade. 

Por este motivo o vírus recebe este nome, pois ele simula ser um arquivo ou programa sadio, e após instalado se revela ao usuário. Prejudicando o computador. 

Bots

Os vírus bots são usados para fins específicos, quando um hacker quer espionar o dispositivo de alguém, por exemplo. Após se instalar o vírus cria uma “Bonet”, rede de robôs que fornece informações ao hacker. 

Worms

Este é o vírus menos prejudicial. Pois além de não se expandir no sistema do computador ele também não precisa da ajuda de um humano para chegar até um dispositivo. Entretanto ele pode usar a conta do sistema invadido para enviar mensagens para outros usuários a fim de se espalhar em outras máquinas. 

Outros vírus 

  • Adware
  • Spyware
  • Ransomware
  • Rootkits
  • Bugs

Passo a passo para resolver o problema 

Depois de diagnosticar qual vírus invadiu a máquina, a primeira coisa a fazer é escolher um bom antivírus, mas mesmo assim será necessário o auxílio de outras ferramentas, capazes de te fazer retomar o controle do computador. 

Também será preciso um programa para realizar a limpeza, ou varredura do vírus, com a finalidade de eliminá-lo do computador. 

Se nada disso resolver, então resta uma última esperança que é formatar o computador. Vale ressaltar aqui que quando passa por formação o computador perde todos os arquivos. A dica aqui é colocar tudo em um pen drive antes de iniciar a formatação.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:15