Menu

Empresa de parque logístico anuncia investimento milionário e geração de 6 mil empregos em Minas

Ao todo, serão dois parques logísticos de e-commerce, com oito galpões construídos em 400 mil metros de Área Bruta Locável (ABL), o que equivale a 38 campos de futebol.
13/10/2021 às 20:41
Tempo de leitura
4 min
Foto: Divulgação / Indi
Foto: Divulgação / Indi

O Governo de Minas, através da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior (Indi), conseguiu um grande investimento para o sul do estado. Trata-se do BWP Business Park – Extrema, o terceiro maior centro logístico do país, que levará cerca de R$ 750 milhões e geração de 6.500 empregos diretos em Minas Gerais. Ao todo, serão dois parques logísticos de e-commerce, com oito galpões construídos em 400 mil metros de Área Bruta Locável (ABL), o que equivale a 38 campos de futebol.

Os dois condomínios que vão contemplar os parques logísticos estão em fase de construção, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Um dos galpões do primeiro projeto será entregue ainda neste mês e os galpões do segundo devem ficar prontos até meados de 2022. No entanto, o protocolo de formalização do investimento foi assinado e o projeto segue em implantação.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, disse que o Indi está trabalhando para mostrar o potencial de Minas Gerais para as empresas desenvolvedoras de comércio eletrônico e operadores logísticos.

“Esse investimento vem consolidando ainda mais Extrema como um dos grandes celeiros de e-commerce nacional, uma vez que o município oferece a infraestrutura para melhorar toda essa capacidade de armazenamento logístico e escoamento de produção. A iniciativa pavimenta a vinda de outros investimentos e segue a linha de sucesso do município e de todo o estado de Minas Gerais no  esforço de atrair investimentos”, comemora o secretário.

Os dois condomínios são considerados projetos de ponta no país, de acordo com a secretaria de Desenvolvimento, com galpões que captam energia fotovoltaica e tecnologia de reuso de água, além de uma arquitetura baseada em parâmetros internacionais de sustentabilidade e certificação internacional LEED Gold.

O projeto é encabeçado pela BlackWall, que tem como seu diretor-presidente Bernardo Werneck. Ele falou que os parâmetros da LEED Gold irão revolucionar o mercado de logística do sul de Minas Gerais.

“Em termos de tecnologia e infraestrutura, o BWP Business Park – Extrema é um dos melhores condomínios logísticos do Brasil. Nossos inquilinos são de diversos setores e existem multinacionais de ecommerce que estarão conosco. A gente já fechou com empresas de ecommerce e operadoras logísticas, como a Via Varejo, o grupo JSL Júlio Simões e a Frio Peças. O apoio do Indi foi fundamental para acelerar aprovações e deixar toda a parte documental em ordem para atrair investidores”, completa Bernardo.

O lugar escolhido para receber esse grande investimento é o município de Extrema, de 33.344 habitantes, que tem uma localização privilegiada, com acesso exclusivo à rodovia Fernão Dias e pontos que se conectam a grandes centros consumidores do país.

Para o diretor de Atração de Investimentos do Indi, Adriano Carvalho, o novo empreendimento coloca Extrema em um lugar de destaque, e tornando um centro logístico de comércio eletrônico consolidado de Minas Gerais, onde o município representa 25% do comércio eletrônico nacional.

“O Indi vem trabalhando muito próximo de empreendimentos desse porte com o intuito de atrair grandes empresas do comércio eletrônico quanto para melhorar a qualidade de equipamentos logísticos para receber empresas, dado a exigência cada vez maior do setor. Nós queremos que o exemplo de Extrema se expanda para o Triângulo Mineiro, o Norte e o Noroeste de Minas para que empreendimentos ocupem outras áreas do estado com a mesma qualidade de atração de empresas de renome”, diz Adriano Carvalho.

Mudando de assunto

Por falar em investimentos, em 2019, houve um crescimento significativo de brasileiros que migraram para os Estado Unidos. O que é mais atrativo? As oportunidades.

Empresas californianas divulgam frequentemente oportunidades rentáveis e seguras de negócios em sua região. Cresceram as empresa de responsabilidade limitada, LLC na Califórnia, que já está de olho no potencial brasileiro para investimentos.

Se deixar o Brasil para encarar um emprego fixo acima da linha do equador já é um pouco arriscado, imagine a coragem que um empresário precisa ter para investir fora do seu país de origem?

Última atualização em 19/08/2022 às 07:02