Menu

Gerdau anuncia plano de investimento que gerará 6 mil empregos em Minas Gerais

06/08/2021 às 22:02
Tempo de leitura
5 min
Foto: Gerdau/Divulgação
Foto: Gerdau/Divulgação

A Gerdau anunciou, nesta sexta-feira (6), um plano de investimento de R$ 6 bilhões em Minas Gerais nos próximos cinco anos, para modernização, atualização tecnológica e ampliação de suas operações locais. O aporte reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável, econômico e social do estado e gerará mais de 6 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos.

Os investimentos estão divididos em três eixos: crescimento, atualização tecnológica e diversificação, tendo o aprimoramento das práticas ambientais como premissa transversal ao programa anunciado. Trata-se de um plano que contemplará todas as regiões onde a Gerdau possui atuação, beneficiando dezenas de municípios mineiros, em atividades de produção de aço, mineração, produção de energia renovável e a atividade de florestas plantadas.

“Mais um grande investimento para o nosso estado. Minas Gerais é parceiro de quem produz, gera emprego e renda. De forma responsável, estamos seguindo em frente, trabalhando duro e buscando um ambiente cada vez mais favorável aos novos negócios”, destacou o governador Romeu Zema.

Responsabilidade ambiental

Os investimentos também serão alocados no aprimoramento de práticas ambientais e modernização tecnológica no contexto da Indústria 4.0 de todo o parque industrial da empresa em Minas Gerais, incluindo não somente a unidade de Ouro Branco, mas as plantas localizadas nos municípios de Barão de Cocais, Divinópolis e Sete Lagoas.

Para estas unidades, o plano é agregar ferramentas digitais de controle de processo e decisão, ampliar sistemas de automação, além dp uso de ferramentas para ganhos de eficiência energética, aumento da eficiência hídrica  e também, modernização dos equipamentos de controle de emissão de particulado. A companhia aponta que as medidas trarão impactos ambientais positivos para as comunidades vizinhas a essas operações.

“Momento muito importante para o estado de Minas Gerais por receber mais investimentos de uma das maiores siderúrgicas do país, com projetos voltados à diversificação e o desenvolvimento sustentável”, reforça o diretor do Indi, Ronaldo Barquette.

A Gerdau investirá, também, no crescimento e modernização de sua base de florestas renováveis de eucalipto, em 20%, para a produção de carvão vegetal, o chamado biorredutor, utilizado para a produção de aço, em substituição ao carvão mineral de origem fóssil. A empresa já possui uma base florestal, entre plantios de eucalipto e áreas de preservação, em Minas Gerais de 250 mil hectares em dezenas de municípios, o que contribui para que as operações de produção de aço da empresa tenham média de emissões de gás carbônico (CO2) abaixo da média mundial do setor.

Já em suas atividades de mineração, os investimentos incluem a descaracterização da barragem dos Alemães, localizada em Ouro Preto, a adoção de tecnologias de empilhamento a seco de rejeitos e a sustentabilidade econômica da produção de minério de ferro. Com esses investimentos, a Gerdau eliminará o uso de barragens em suas operações.

“Este ciclo de investimentos em Minas Gerais é parte da estratégia global de crescimento da Gerdau e reflete as nossas iniciativas de inovação e a evolução da nossa estratégia de sustentabilidade. Com este aporte, também buscamos a sustentação da competitividade dos nossos negócios no estado, aumentando ainda mais a parceria virtuosa com a sociedade mineira, criando oportunidades futuras na região neste ano em que a companhia completa 120 anos de história”, afirma Gustavo Werneck, diretor-presidente (CEO) da Gerdau.

Energia limpa

Outro investimento que compõe o plano de investimentos, na linha da sustentabilidade e da diversificação dos negócios, é o desenvolvimento de um parque fotovoltaico no município de Brasilândia de Minas, no Norte do estado. Termo de cooperação assinado com a Shell Brasil estabelece as premissas para a discussão e constituição de uma joint venture. Com capacidade instalada de 190MWdc, o parque Aquarii fornecerá parte da energia limpa para as unidades de produção de aço da Gerdau e outra para ser comercializada no mercado livre, por meio da comercializadora de energia da Shell, a partir de 2024.  

“Iniciamos nossa história de confiança e parceria com Minas Gerais há 32 anos, sempre atuando de maneira sustentável e integrada por meio de nossas operações no estado. Este novo plano de investimentos representa um importante avanço em nossa estratégia de longo prazo, que tem nas unidades mineiras de produção de aços longos e planos sua grande plataforma de crescimento para os próximos anos”, completa Faraco.

Fonte: Agência Minas

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 07:39