19.4 C
Belo Horizonte
terça-feira, 6 dezembro 2022

Renova Excursão

Ensino Público: encaminhamento de matrículas para 2023 se inicia nesta quarta feira(9), em Minas Gerais

Para quem não sabe do que se constitui o Cadastro Escolar Unificado, trata-se de uma iniciativa Governamental que tem por objetivo facilitar a vida dos pais, responsáveis e, até mesmo, alunos de maior idade a aderirem às vagas ou às transferências de escola na rede pública de ensino, via online por uma pré-matrícula. As inscrições são necessariamente feitas pela internet no site do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), do dia 9 de novembro ao dia 30 de 2022. Geralmente os novos alunos devem fazer o cadastro e os alunos já cadastrados poderão renovar automaticamente.

A rede de Ensino Pública e Estadual disponibiliza nesse programa as escolas do tipo: creche, pré-escola, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA ( Educação de Jovens e Adultos). Os cadastros somente podem ser feitos nos municípios que aderirem o Cadastro Escolar Unificado. São 727 municípios participantes em Minas Gerais que se englobam no programa, é recomendado que se veja qual é o possível, caso seja na sua cidade, ou o mais próximo se necessário. Após o cadastro, que é considerado uma pré-matrícula, é essencial aguardar os resultados de confirmação nos prazos estabelecidos no site, que é no dia 12 de dezembro e, também, fazer a verificação no local encaminhado, caso seja efetivada a matrícula na Escola efetuada, de modo a não existir dúvidas.

No momento da inscrição os dados devem ser preenchidos conforme os critérios estabelecidos e obrigatórios no site do SUCEM. Devem ser preenchidos pelos pais, responsáveis dos alunos, ou o aluno de maior idade com a apresentação dos documentos e dos dados pedidos, os quais são: identidade, data de nascimento, nome completo, nome do pai, nome da mãe, nome do responsável legal, e outras informações de cunho pessoal. É importante salientar que o candidato que não se inscrever nos prazos estabelecidos, não serão encaminhados para a matrícula final. Porém deverão participar do processo remanescente de vagas, que acontece entre o dia 24 de janeiro de 2023 e o dia 10 de fevereiro de 2023.

Confira os Critérios de Desempate, conforme a ordem de prioridade

  • Aluno com deficiência.
  • Zoneamento .
  • Zona.
  • Alunos com irmãos que frequentam a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento.
  • Aluno já integrante da rede pública de ensino.
  • Aluno com menor idade .

A Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais ressalta que os encaminhamentos de matrículas serão realizados conforme as disponibilidade de vagas por turno, espaço físico e nível de ensino.

Veja quem deve se inscrever

Devem se inscrever no programa crianças com 6 anos completos ou que completaram até o dia 31 março de 2023, que vão ingressar no primeiro ano do Ensino Fundamental. Além disso, estudantes dos anos subsequentes que estejam no Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA vindos de outras localidades, também são aclamados. Já os alunos que estão na rede pública no decorrer dos anos e precisam mudar por algum motivo, seja ele de indeferimento ou mudança de localidade, podem fazer o encaminhamento de matricula.

Para que não seja perdido nenhum dado ao fazer a pré-matrícula, será gerado um relatório depois do procedimento feito, que auxiliará às pessoas inscritas. É importante guardar os papéis necessários e também fazer anotações do condicionamento, afim de que não se perca nenhum dos prazos fornecidos pelo Cadastro Unificado Escolar, no site.

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: