O que você procura?


IFMG abre inscrições para vestibular do 2º semestre 2020

Redação Mais Minas 1 de outubro de 2020 às 14:24
Tempo de leitura
4 min
Foto: Arquivo IFMG
Foto: Arquivo IFMG

Começou nesta quinta-feira, 1º de outubro, o período de inscrições para o Processo Seletivo 2020/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Devido à pandemia, este vestibular, que costumava ocorrer entre os meses de maio e junho, será realizado agora em outubro. Os interessados poderão se inscrever até o dia 16 deste mês no site www.ifmg.edu.br. Estão abertas 429 vagas, distribuídas em 13 cursos, sendo nove técnicos e quatro superiores.

Outro reflexo da pandemia é a mudança na forma de seleção para os cursos técnicos. Excepcionalmente nesse processo não haverá aplicação de provas. Será realizado sorteio público de vagas, que será transmitido ao vivo pela internet no dia 29 de outubro. Com isso, evita-se que candidatos precisem se dirigir a locais de prova, provocando aglomerações e elevando as chances de propagação da Covid-19. Para o ingresso nos cursos de graduação, não há alterações. Assim como em anos anteriores, ele ocorrerá por meio do aproveitamento da nota de uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017, 2018 ou 2019).

A taxa de participação foi reduzida para o valor de R$ 10, e ainda é possível solicitar isenção do pagamento. Os pedidos devem ser encaminhados nos dias 1º e 2 de outubro pelo sistema de inscrição. Esse é o único valor cobrado, já que o IFMG é uma instituição pública e os cursos são gratuitos, não há cobrança de mensalidades. Todas as orientações específicas do Processo Seletivo estão discriminadas nos editais 54, 55 e 56/2020, publicados no site.

Onde estudar

As oportunidades de formação profissional são para os campi do Instituto Federal em Ibirité e Ribeirão das Neves (região Metropolitana de BH), em Bambuí (região Centro-oeste de Minas), em Congonhas e Ouro Preto (região Central), e em Governador Valadares (Leste de Minas). No caso do ensino técnico, há opções de cursos concomitantes (quando o aluno faz o Ensino Médio regular numa outra escola e cursa o técnico simultaneamente no IFMG) e subsequentes (para candidatos que possuem o Ensino Médio concluído).

Do total de vagas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência. Candidatos surdos que precisarem de orientações especiais devem solicitar atendimento pelo e-mail [email protected].

O Instituto Federal de Minas Gerais, cuja Reitoria está instalada em Belo Horizonte, possui campi em 18 cidades. No caso do Processo Seletivo para o 2º semestre 2020, as vagas estão abertas em seis campi. Confira a relação completa dos cursos ofertados:

Cursos técnicos concomitantes:

  • Técnico em Automação Industrial – Campus Ibirité
  • Técnico em Mecatrônica – Campus Ibirité
  • Técnico em Sistemas de Energia Renovável – Campus Ibirité
  • Técnico em Edificações – Campus Congonhas
  • Técnico em Mineração – Campus Congonhas

Cursos técnicos subsequentes:

  • Técnico em Agropecuária – Campus Bambuí
  • Técnico em Mecânica – Campus Congonhas
  • Técnico em Edificações – Campus Ouro Preto
  • Técnico em Segurança do Trabalho – Campus Ouro Preto

Cursos de graduação:

  • Engenharia Mecânica – Campus Congonhas
  • Engenharia de Produção – Campus Governador Valadares
  • Tecnologia em Gestão da Qualidade – Campus Ouro Preto
  • Tecnologia em Processos Gerenciais – Campus Ribeirão das Neves

Fonte: IFMG

Última atualização em 28 de agosto de 2021 às 17:08