Menu

Notas do ENEM saem no próximo dia 13; confira algumas dicas para passar nas Federais

Enfim, o mês de fevereiro de 2023 chegou, época esperada por muitos que fizeram a prova do Enem no ano passado, pois é o mês em que são divulgadas as notas para aqueles que querem ingressar em alguma universidade.
06/02/2023 às 09:39
Tempo de leitura
4 min
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Enfim, o mês de fevereiro de 2023 chegou, época esperada por muitos que fizeram a prova do Enem no ano passado, pois é o mês em que são divulgadas as notas para aqueles que querem ingressar em alguma universidade. Ingressar no curso superior em alguma universidade federal pode ser fácil para alguns e difícil para outros. No entanto, algumas dicas fundamentais podem ser seguidas, de modo que o tão sonhado objetivo possa ser alcançado.

Existem aqueles que desejam passar em cursos mais difíceis, como por exemplo o curso de medicina, que em todas as faculdades federais do Brasil, não é nada fácil. Mas também, outros que desejam se ingressar em cursos de nível superior, que mesmos difíceis de passar, podem ser mais flexíveis de êxito em algumas universidades de Minas Gerais. A depender do peso, a média ponderada influencia muito na área desejada, é um dica que pode fazer toda a diferença no SISU.

Para calcular a pontuação total no ENEM, basta somar todas as notas, por cada matéria, e dividir por 5. Assim, surgirá a sua média de pontuação e, por meio dela, você poderá verificar a nota de corte no SISU. No entanto, como citado anteriormente, existem aqueles pesos que podem ser oferecidos a cada faculdade, como por exemplo, no cursos de cada área. Se você foi melhor na áreas de exatas e natureza, a sua nota pode ser multiplicada pelo peso da respectiva matéria e depois pela soma das notas divida pelo total de pesos, o que será a média ponderada que poderá elevar a sua nota em cerca de 20% do total.

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) não utiliza tal recurso no seu sistema de seleção, sendo utilizada a nota total com a média comum, o que pode ser mais difícil de acesso. Porém, existem universidades tão boas quanto aqui em Minas Gerais, que utilizam a média ponderada, como, por exemplo, a UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), a UFLA (Universidade Federal de Lavras), a UFV (Universidade Federal de Viçosa) e a UFSJ (Universidade Federal de São João). Então, caso você pense que foi mal, essa pode ser uma excelente saída que poderá transformar o seu sonho em realidade.

Tais universidades oferecem todos os tipos de cursos, como diversas engenharias, cursos das áreas da saúde e cursos das áreas das humanas. Uma excelente dica é saber o que você deseja fazer e verificar as notas de corte dos anos anteriores, que, quase sempre, são próximas. Além disso, conferir se a universidade é cabível de muitas chamadas é também necessário, pois isso influencia bastante, já que quanto mais chamadas a instituição fazer, maiores são as chances de conseguir se ingressar. Isso também poderá ser conferido de acordo com os editais do atual ano e dos anos passados. Todas essas análises podem transformar o seu sonho.

Vale salientar que uma nota não quer dizer nada sobre você, independente de qual for. As chances para se ingressar nas universidades hoje estão a cada mais democráticas. Por isso, vale a pena fazer as análises assertivas para que os seus objetivos sejam alcançados. Mesmo que após a análise, você não obtenha êxito no curso desejado, pode-se verificar as opções do Prouni, que vem após o SISU, outra opção para aumentar as suas chances. Se o curso desejado está com a nota acima da qual você obtém, deixar ele como a primeira opção no SISU pode ser vantajoso por você ficar na lista de espera. Por outro lado, escolher outra opção de curso e depois fazer a transferência interna também é possível, mas isso de acordo com cada faculdade. Antes de optar por essa escolha, verifique as disponibilidade que a faculdade oferece, que podem ser acessadas em cada site das instituições.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 06/02/2023 às 09:40