Menu

IFMG oferta 974 vagas no Sisu 2023

Candidatos podem selecionar até duas opções de cursos em instituições públicas a partir do dia 16. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28. IFMG disponibiliza 51 cursos.
13/02/2023 às 13:05
Tempo de leitura
3 min
Foto: IFMG/divulgação
Foto: IFMG/divulgação

Estarão abertas, de 16 a 24 de fevereiro, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do primeiro semestre de 2023. Por meio deste processo, são ofertadas vagas para ingresso em instituições públicas de todo o Brasil. O IFMG está disponibilizando 974 vagas, distribuídas por 51 cursos de graduação em 17 cidades mineiras: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

A participação é gratuita e acontece, exclusivamente, através da página do Sisu. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim, o principal requisito para a participação é que o estudante tenha realizado o Enem de 2022, não tenha sido “treineiro”, ou seja tenha concluído o ensino médio, e não tenha zerado a redação – as notas já podem ser consultadas na página do participante.

Como se inscrever

Entre 16 e 24 de fevereiro, os candidatos devem selecionar os cursos e instituições na primeira e segunda opção. Também é neste momento que os candidatos selecionam a modalidade da vaga pretendida, ampla concorrência ou reserva de vagas – destinada a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, estudantes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo por pessoa e/ou autodeclarados pretos, pardos e indígenas, além de pessoas com deficiência. Um tutorial de inscrição está disponível no site do Sisu.

Após o primeiro dia de inscrições, o site do Sisu fornece um ranking em que os estudantes têm acesso à colocação na lista com todos os inscritos para a mesma vaga. Nesta etapa os candidatos têm uma estimativa da probabilidade de aprovação e podem fazer mudanças para aumentar suas chances até o último dia.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de fevereiro e os aprovados têm de 2 a 8 de março para realizar a matrícula. Já os candidatos que não foram aprovados nesta chamada, podem participar da lista de espera – a manifestação de interesse deve ser feita entre 28 de fevereiro e 8 de março. A divulgação da lista, assim como as chamadas posteriores, são feitas pelas instituições – no IFMG, os campi divulgam através dos próprios sites. É de responsabilidade dos candidatos inscritos nas listas de espera acompanhar as divulgações das chamadas e prazos para matrícula.

Confira aqui a lista completa das oportunidades ofertadas pelo IFMG e inscreva-se!

Outras informações no site do Sisu.

SERVIÇO

Fonte: Assessoria de Comunicação IFMG

COMENTÁRIOS