Menu

UEMG e Iepha-MG oferecem pós-graduação em Gestão e Projetos de Patrimônio Cultural

20/11/2021 às 10:20
Tempo de leitura
3 min
Ouro Preto, Minas Gerais - Foto: Canva
Ouro Preto, Minas Gerais - Foto: Canva

Estão abertas, até o dia 22 de novembro, as inscrições para o curso de pós-graduação “lato sensu” em Gestão e Projetos de Patrimônio Cultural, oferecido em parceria entre a UEMG e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).

O público-alvo do curso são bacharéis ou licenciados interessados em atuar nas áreas da cultura, educação, turismo e patrimônio cultural: profissionais do campo da gestão, produção e difusão do patrimônio cultural, integrantes de Conselhos, gestores e servidores públicos e profissionais da iniciativa privada.

Segundo o Iepha-MG, o curso, que integra as comemorações dos 50 anos do Instituto, “permitirá o compartilhamento da experiência adquirida sobre o patrimônio cultural de Minas Gerais, com o objetivo de capacitar profissionais que já atuam na área ou aqueles que desejam trabalhar com patrimônio cultural, seja no campo da gestão, da proteção, da salvaguarda ou da promoção. A estrutura do curso conciliará teoria e prática, por meio da utilização de referências conceituais e metodológicas que permitam aos estudantes refletir e solucionar questões sobre o patrimônio cultural de Minas Gerais, bem como desenvolver projetos relacionados ao seu contexto”.

O curso será ministrado em duas etapas. A primeira, intitulada “Conceitos e experiências”, reúne disciplinas de caráter introdutório com o objetivo de apresentar um panorama conceitual e metodológico sobre patrimônio cultural. Já a segunda busca subsidiar os estudantes na proposição de um projeto de pesquisa ou intervenção cultural em uma das seguintes linhas de pesquisa: Gestão; Proteção e Salvaguarda; e Educação, Promoção e Difusão. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será desenvolvido com orientação de um professor do curso e permitirá três formatos: ação cultural, produto cultural ou ensaio.

Com 390 horas/aula, o curso terá a duração de 16 meses e será iniciado em dezembro, na modalidade presencial. As aulas ocorrerão às sextas-feiras (18h30 às 22h30), aos sábados (8h às 12h e 14h às 18h) e aos domingos (8h às 12h), na UEMG Divinópolis. No entanto, enquanto perdurar a pandemia de covid-19, o curso será ministrado de forma remota, em atendimento à Resolução COEPE/UEMG nº 292, de 15 de março de 2021.

O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da UEMG Divinópolis: https://bit.ly/3cnIAJh

Última atualização em 19/08/2022 às 06:32