Eleições 2020 em números e dados

Eleições 2020 em números e dados

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram. Mantenha-se bem informado.

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou uma pesquisa denominada “Panorama das Eleições Municipais – Mapa das Candidaturas 2020”, objetivando dar maior transparência a população sobre as candidaturas. Os resultados divulgados pelo DIAP foram obtidos por intermédio de análises dos dados registrados pelos partidos políticos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O estudo evidenciou que são pouco mais de 545 mil candidatos e candidatas que estão pleiteando as eleições de 2020, sendo aproximadamente 19 mil candidatos e candidatas ao cargo de chefe do executivo municipal – prefeito (a) –  tendo 5.568 vagas para tal cargo e 506 mil candidatos (as) ao cargo legislativo municipal – vereador (a), tendo cerca de 56 mil vagas para esse cargo. A pesquisa expos que estão aptos a votarem cerca de 148 milhões de eleitores no dia 15 de novembro. Esses dados são demonstrados no gráfico abaixo:

A pesquisa demonstrou que ainda segue sendo homens a maioria dos candidatos, com mais de dois terços das candidaturas. Mais de 60% das candidaturas são de candidatos (as) de 18 a 49 anos, como evidencia o gráfico:

PUBLICIDADE

+ Eleições 2020: Zerésima, registro digital de voto e boletim de urna

Os dados referentes à cor e raça ainda não atingiram a igualdade que é almejada para uma sociedade mais representativa, igual e justa. A pesquisa expos que candidatos (as) autodeclarados brancos somam 77,7% do total de candidaturas, os pardos ocupando apenas 39,46% do total de candidaturas. Os números de autodeclarados pretos e indígenas são ainda menores, sendo, respectivamente, 10,46% e 0,4% total. Dados esses, vislumbráveis no gráfico a seguir:

A pesquisa ainda contemplou o nível de escolaridade dos candidatos, elucidando que quase 50% dos candidatos não possuem ensino superior, médio ou fundamental completo ou incompleto. Esse resultado demostra a importância da educação e de como ela deve ser valorizada e receber investimentos públicos, para que se forma uma sociedade com cada vez mais estudada e que seus representantes também estejam aptos educacionalmente para representá-la.

leia também:

💬 🔗 Google News Clique para nos seguir no Google News

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS