Eleições em Itabirito, marcadas para julho, são adiadas para setembro

0 comment

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Itabirito adiou as eleições suplementares para prefeito do município. A eleição, que aconteceria no dia 7 de julho, foi suspensa por um pedido da Defesa Civil da cidade. A nova data para as eleições foi remarcada para o dia 1° de Setembro.

O adiamento foi feito por medidas de segurança, após a vale reafirmar o risco de rompimento das barragens do município. As barragens Forquilha I e III, da Vale, estão no nível 3 de risco, dessa forma, o rompimento é iminente.

No pedido enviado ao TRE, a Defesa Civil afirmou que com as eleições suplementares ocorrendo no dia 7 de julho, um grande número de pessoas estariam nas áreas de risco, caso a barragem se rompesse. Desse modo, a Defesa Civil não teria como fazer um plano para uma provável tomada de medidas, com pouco tempo.

De acordo com Rogério Medeiros, corregedor do TRE: “As dúvidas suscitadas nos provocaram preocupações e, embora não sejamos engenheiros, bombeiros ou da Defesa Civil, houvemos por bem, por prudência, reelaborar o calendário.”

O ex-prefeito de Itabirito, Alexander Silva Salvador e seu vice, Wolney Pinto, foram cassados por abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos financeiros.

Novo calendário

Após a mudança da data para as eleições marcadas para o dia 7 de julho, um novo calendário foi divulgado pelo TRE. De acordo com o órgão, o calendário foi aprovado pela Corte Eleitoral, na última quarta (12). Veja as novas datas:

  • 24 à 28 de Julho: Os partidos poderão se reunir em convenções para deliberar os candidatos que irão concorrer as eleições.
  • 1 de Agosto: Último dia para a entrega dos registros de candidatura à Justiça Eleitoral.
  • 2 de Agosto: Início da propaganda eleitoral.
  • 1 de Setembro: Dia das eleições suplementares na cidade.
  • De 2 a 20 de Setembro: Diplomação do prefeito eleito (Ainda sem data exata definida).

Até as novas eleições, o presidente da Câmara dos Vereadores, Arnaldo Pereira dos Santos, continua como prefeito interino de Itabirito.

 

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS