Em live no Facebook, Kalil anuncia medidas da prefeitura de BH para prevenção do coronavírus

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

Durante a tarde desta terça-feira (17), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou uma série de medidas preventivas para conter a pandemia do Coronavírus. Com isso, todos os serviços do Poder Executivo da capital mineira até o dia 3 de abril. Entretanto, segundo as próprias falas de Kalil, não será férias, mas trabalhar de dentro de casa, e que a ideia é de esvaziar os prédios e evitar aglomerações.

A Prefeitura de Belo Horizonte também suspendeu eventos públicos e privados, como cinemas, shows, peças de teatros e feiras, a partir desta quarta-feira (18). As escolas municipais também tiveram suas aulas suspensas a partir de a próxima quinta-feira (19).

Além disso, entrada de público nas bibliotecas, memoriais, museus, auditórios, arquivos públicos, centro culturais, equipamentos esportivos e outros locais de uso coletivo também estão suspensos. O mesmo ocorre com visitas no Zoológico de Belo Horizonte. Também hou a suspensão de todo o tipo de alvará.

Os servidores que estavam de férias da Secretaria de Saúde foram reconvocados pela Prefeitura Municipal de BH para segurança e prevenção.

Os refeitórios particulares irão se adequar ao sistema de prevenção em seu funcionamento. Como é exclusivamente presencial, a entrega dos marmitex serão feitos normalmente, porém, a orientação de Alexandre Kalil é para que pegue a comida e saia do recinto o mais rápido possível. Já o restaurante interno da Câmara Municipal foi suspenso.

“Belo Horizonte está preparada”

Ainda durante o discurso do prefeito Alexandre Kalil, foi alertado para que as pessoas não encarassem a disseminação do coronavírus como “bobaginha” e que seja encarada com seriedade. E ainda, o chefe do Executivo de Belo Horizonte disse estar preparado para contornar a situação.

“Se Belo Horizonte seguir o fluxo normal que está acontecendo no mundo, nós precisaríamos, na pior das hipóteses, de 8 mil leitos de CTI. E na melhor, 4 mil. Hoje eu li num jornal que circulou na cidade que o posto de saúde não está preparado para o coronavírus. Não, quem não está preparados para o coronavírus é a Europa. Tem que avisar aquele jornalista débil mental que a Europa a França, os Estados Unidos e a China não estão preparados. Eu faço parte do grupo de risco, eu estou com 60 anos de idade, e não quero morrer por descaso de uma gravíssima crise”, disse Alexandre Kalil.

Coronavírus em Belo Horizonte

Na capital mineira, houve o primeiro caso registrado de coronavírus, de acordo com o Informe Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES), que foi divulgado na tarde desta segunda-feira (16). O caso confirmado é de uma mulher de 34 anos, e a forma e o local da contaminação ainda estão sendo investigados.

Ainda na capital mineira, são 153 casos de coronavírus em investigação e 41 descartados. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Betim tem sete casos sendo investigados e um já foi descartado; em Contagem 24 casos em investigação e quatro descartados; Brumadinho teve seu primeiro caso suspeito da doença; já em Nova Lima são 14 casos suspeitos e cinco descartados; Pedro Leopoldo tem três casos suspeitos; e Sabará tem quatro casos sendo avaliados; Nova União, onde havia um caso suspeito, foi descartado.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS