Menu

Empresa apresenta plano para instalação de planta industrial em Ouro Branco-MG, que deve gerar mais de 70 empregos diretos

01/08/2022 às 20:23
Tempo de leitura
3 min
Foto: divulgação/Prefeitura de Ouro Branco
Foto: divulgação/Prefeitura de Ouro Branco

Representantes da empresa PAM (Produtos Ambientais Metalúrgicos) estiveram na 2ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Branco e se reuniram com o prefeito Hélio Campos, além de servidores da Gerência de Indústria e Comércio, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para apresentar um plano de negócios para instalação de uma unidade da sua planta industrial em nossa cidade. O encontro ocorreu na quinta-feira (28).

De acordo com o plano apresentado, a unidade em Ouro Branco vai realizar o processamento de resíduos de todos os rejeitos das usinas siderúrgicas, através do processo de briquetagem. A expectativa é que, inicialmente, 76 empregos diretos devem ser gerados, com investimentos superiores a R$ 5 milhões e faturamento anual previsto de R$ 5,28 milhões.

A PAM tem foco em tecnologia de briquetagem, atividade que se baseia em transformar material em pó em pequenos aglomerados conhecidos como briquetes, com dimensões variadas, através do sistema de prensagem, a frio ou a quente, com inserção de ligantes especiais.

O que é briquetagem?

a briquetagem se caracteriza como a prensagem de finos de ferro ligas, minérios e outros. Durante o processo de briquetagem podem ser adicionados materiais que garantam características especiais e aperfeiçoem o produto processado, tornando-os mais vantajoso e eficaz a cada objetivo.

Sobre a PAM

A empresa PAM – Produtos Ambientais Metalúrgicos foi constituída pelo Eng.º Armenio de Lima e Silva, com foco em tecnologia de briquetagem, atividade na época pouco explorada e conhecida em nosso país, que se baseia em transformar pó, ou finos de minério e outras substâncias em pequenos aglomerados, pequenos corpos, briquetes, com dimensões variadas, através do sistema de prensagem, a frio ou a quente, com inserção de ligantes especiais, com os seguintes objetivos:

1- Obtenção de produtos mais resistentes, usando finos de minério de ferro e outros resíduos gerados nos processos siderúrgicos, como carepa na laminação, fluorita (finos vindo da mineração);

2 – Uso de barrilha ou carbonato de sódio briquetados para dessulfuração na fase de aço líquido;

3 – Para briquetagem de minério de manganês que gera finos durante seu processamento;

4 – Reaproveitamento e beneficiamento através da incorporação de elementos químicos durante o processo de briquetagem para melhoria da qualidade final do produto que se aplica na indústria;

5 – Redução de custos, através do reaproveitamento de resíduos, matéria-prima ainda não utilizada ou descartada pelas indústrias;

6 – Aumento da vida útil de fornos em que os briquetes são utilizados, uma vez que contêm elementos necessários para o melhor desempenho da produção.