Menu

Escola em Tempo Integral começa nesta terça-feira em Mariana

05/03/2024 às 16:17
Tempo de leitura
3 min
Atividades da Escola em Tempo Integral começaram nesta terça (5). Foto: Prefeitura de Mariana / Reprodução
Atividades da Escola em Tempo Integral começaram nesta terça (5). Foto: Prefeitura de Mariana / Reprodução

As atividades ofertadas pelo Tempo Integral começam nesta terça-feira (5) em Mariana, de acordo com a Lei 151/2023, que contempla atividades no periodo de turno e contraturno escolar para alunos do 1º ao 9º ano.

Ao todo, são quatro eixos de ensino que vão proporcionar um desenvolvimento intelectual, social, físico e emocional às crianças e adolescentes envolvidos no projeto, sendo eles, estudos orientados, esporte e recreação, arte e cultura, e educação para a vida.

Os estudos orientados contemplam as disciplinas de rádio e jornal escola, linguagem corporal, empreendedorismo e cooperativismo. Já na área de esporte e recreação, as crianças e jovens podem praticar artes marciais, xadrez, atletismo, tênis de mesa e brincadeiras para diversão dos estudantes.

Em arte e cultura são disponibilizados turmas de dança, arte, artesanato, arte circense, cultura digital, teatro e música. E no último eixo abordado pela escola em tempo integral, a educação para a vida, conta com disciplinas que vão proporcionar um grande enriquecimento cultural para todos os beneficiados do projeto, como ética e cidadania, educação afro-brasileira, cultura de paz, educação ambiental e patrimonial.

Crianças participam de momento de recreação no primeiro dia da escola em tempo integral em Mariana. Foto: Prefeitura de Mariana / Reprodução

O que as pessoas estão achando da Escola em Tempo Integral?

A escola em tempo integral vai contemplar, inicialmente, 20 instituições da rede pública municipal e para todos os envolvidos no processo, essa é uma grande oportunidade para mudar a forma de enxergar a educação não só na cidade, mas como um todo.

Para Graciele, mãe de aluna no do 2º ano do Colégio Dom Luciano, o tempo integral vai proporcionar novos aprendizados para todas as crianças do projeto, com cursos além das disciplinas convencionais, que vão proporcionar uma melhora na formação de todas as crianças e adolescentes.

Cláudia, monitora no projeto Educação para a vida também ressaltou o papel desse novo formato de educação na Primaz de Minas:

“O tempo integral vai agregar na educação formal elementos como cultura e demais assuntos que não são debatidos no ensino regular, proporcionando uma educação ainda mais dinâmica e lúdica”.

Horário das aulas

O ensino em tempo integral na cidade de Mariana tem início às 07 da manhã e se encerra às 17h, com as crianças realizando todas as atividades, inclusive as refeições, dentro da escola.

Última atualização em 05/03/2024 às 17:08