Escola de Ofícios de Mariana abre inscrições para diversos cursos gratuitos

A escola oferece os cursos "Pedreira - Mulheres na Construção", "Cantaria – Escultura em Pedra Sabão", "Pintura – Mini Cursos Independentes", "Forjaria – Módulo 2" e "Carpintaria

0 comment

A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana está com inscrições abertas para cursos gratuitos até dia 05 de julho. Com ênfase em construção, empreendedorismo, inovação, autonomia e criatividade, a escola oferece os cursos “Pedreira – Mulheres na Construção”, “Cantaria – Escultura em Pedra Sabão”, “Pintura – Mini Cursos Independentes”, “Forjaria – Módulo 2” e “Carpintaria”.

Desde 2019, a Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana tem proporcionado oportunidades de aprendizado e crescimento para mais de 450 alunos em áreas como Alvenaria (taipa, adobe e pau a pique), Carpintaria (madeira), Forjaria (forja artística), Cantaria (pedra) e Pintura (cal, óleo, estêncil e pátinas). A instituição também oferece oficinas especializadas, visitas técnicas e encontros de arte e educação.

Escola de Ofícios de Mariana abre inscrições para diversos cursos gratuitos
Crédito: divulgação/Hiper Teia

Neste semestre, a escola retoma o curso “Pedreira – Mulheres na Construção”, destacando-se por suas aulas teóricas e práticas, visitas técnicas, palestras e debates sobre saberes, artes e condições sociais atuais. O curso visa formar profissionais femininas qualificadas para atuar no mercado de trabalho, seja como empregadas, empregadoras ou autônomas, e para aplicar os conhecimentos em suas próprias moradias.

O conteúdo do curso inclui segurança no trabalho, planejamento e acompanhamento de obras, leitura e interpretação de projetos, manuseio de máquinas, ferramentas e equipamentos, características dos materiais, construção de estruturas em concreto armado, elevação de paredes, entre outros.

Além do curso “Pedreira – Mulheres na Construção”, a escola oferece seus cursos tradicionais. Sendo eles:

Cantaria

A Cantaria é a arte de transformar a pedra bruta em peças artísticas únicas, conectando o artesão consigo mesmo e com os outros. Essa atividade relaxante e enriquecedora é visível em casas, igrejas e museus de Mariana. O curso oferece conhecimento sobre escultura em pedra-sabão, a importância da cantaria na preservação de monumentos históricos e ensina habilidades práticas essenciais para o mercado de restauração e conservação.

Carpintaria

O Curso de Carpintaria preserva práticas ancestrais, ensinando técnicas tradicionais de trabalho com madeira. Com aulas teóricas e práticas, os alunos aprendem sobre diferentes tipos de madeira e como utilizá-las em construção e decoração. O curso garante a continuidade desse valioso conhecimento e aumenta o interesse pela carpintaria, preparando mão de obra qualificada para o mercado.

Forjaria

O curso de Forjaria oferece uma imersão nas técnicas tradicionais e modernas de trabalho com metal, utilizando forjas de carvão e gás. Localizado no coração de Mariana, o curso proporciona um ambiente rico em patrimônio histórico, onde os alunos aprendem a moldar, temperar, cortar e perfurar metal. A combinação de teoria e prática resulta na produção de peças fantásticas.

Pintura

O curso de Pintura ensina técnicas de acabamento em edificações, destacando a importância cultural do ofício. Os alunos aprendem a produzir tintas a partir de pigmentos minerais, além de técnicas de estêncil, carimbos e pintura geométrica. Com forte fundamentação teórica, o curso capacita os alunos para aplicar o conhecimento em novas e antigas edificações, promovendo sustentabilidade e criatividade na execução dos trabalhos.

As aulas começam no dia 13 de agosto e terão a duração de quatro meses. Os alunos matriculados terão acesso gratuito à vale-transporte e lanche.

A escola

A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana é uma iniciativa do Instituto Pedra, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, contando com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Prefeitura de Mariana. Dedicada à preservação e promoção das técnicas tradicionais de construção, a escola oferece cursos práticos e teóricos em diversas áreas, capacitando indivíduos para atuarem no setor da construção civil de maneira sustentável e inovadora.

Serviço:

  • Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana
  • LINK DE INSCRIÇÃO: https://www.escoladeoficios.org.br/seletivo/ 
  • Endereço: Rua Cônego Amando, 278, Bairro Chácara – Mariana – MG. 
  • CEP: 35426-060
  • Telefone: (31) 3560-2108 | Whatsapp: (31) 98741-8050
  • Site: www.escoladeoficios.org.br
  • Instagram e facebook: @escoladeoficiosdemariana

*informações da Hiper Teia Comunicação

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS