Menu

Relembre o último clássico “meio a meio” entre Atlético e Cruzeiro

Galo e Raposa se enfrentarão com Mineirão dividido após cinco anos.
30/03/2022 às 12:41
Tempo de leitura
5 min
Foto: Agência i7/Mineirão
Foto: Agência i7/Mineirão

Uma das maiores rivalidades do Brasil volta a protagonizar uma final de Campeonato Mineiro. A última vez que Atlético e Cruzeiro decidiram o Estadual foi em 2019, com o lado azul levantando o caneco. Mas a decisão da competição reserva o retorno de outras tradições do futebol de Minas Gerais, que é a torcida “meio a meio” no Mineirão.

O clássico entre os maiores campeões mineiros (Atlético com 46, Cruzeiro com 38), voltará a ser jogado com metade da carga de ingressos para os atleticanos, e a outra para os cruzeirenses. Algo que não ocorre há cinco anos.

A última vez foi em fevereiro de 2017, em jogo válido pela primeira rodada da já extinta Primeira Liga. O Mineirão recebeu 41.530 torcedores, sendo 39.811 pagantes. O Cruzeiro acabou levando a melhor nesse clássico, pelo placar mínimo, com gol de De Arrascaeta aos 27 minutos do primeiro tempo.

Um detalhe nesse jogo foi a expulsão de Robinho aos 41 minutos do segundo tempo, após receber o segundo cartão amarelo.

O único jogador remanescente do último clássico com torcida “meio a meio” é o goleiro Rafael, que na oportunidade jogou pelo Cruzeiro e hoje é atleta do Atlético.

Veja a escalação dos dois times:

Cruzeiro: Rafael; Ezequiel, Léo, Manoel e Diogo Barbosa; Henrique (Hudson), Ariel Cabral, Robinho e De Arrascaeta (Rafinha); Alisson e Rafael Sobis (Ábila).
Técnico: Mano Menezes.

Atlético: Giovanni; Marcos Rocha, Gabriel, Felipe Santana e Fábio Santos; Rafael Carioca, Yago (Ralph), Maicosuel (Clayton) e Cazares (Rafael Moura); Otero e Lucas Pratto.
Técnico: Roger Machado.

Último clássico “meio a meio” no Campeonato Mineiro

No Campeonato Mineiro, a última vez que o clássico foi de torcida dividida foi em fevereiro de 2010, na primeira fase, quando o Cruzeiro venceu por 3 a 1. Depois, o clássico passou a ser jogado no interior de Minas, devido a reforma do Mineirão para a Copa do Mundo de 2014, e não mais com torcidas divididas. Na oportunidade, o Gigante da Pampulha recebeu 41.591 torcedores.

Quem abriu o placar para o Cruzeiro foi zagueiro Gil, aos 22 minutos do primeiro tempo. O gol de empate também foi de um jogador de defesa do Atlético, Jairo Campos, aos 31 minutos da primeira etapa.

Logo aos 3 minutos do segundo tempo, Diego Tardelli vira o jogo, mas o juiz anulou equivocadamente, por impedimento. Aos 36 minutos, o Cruzeiro desempata com o zagueiro Leonardo Silva, que depois se tornaria ídolo no Atlético, de cabeça. Aos 43, Roger marca o terceiro da Raposa e fecha o placar em 3 a 1 para o lado azul.

A partida foi polêmica. Roger colocou a cabeça do Raposão para comemorar o gol, a torcida do Cruzeiro provocou o então técnico do Atlético, Vanderlei Luxemburgo, que respondeu fazendo um sinal de banana. O treinador, que treinou o time celeste no ano passado, ainda invadiu o gramado ao término da partida para discutir com o trio de arbitragem.

Relembre o último clássico "meio a meio" entre Atlético e Cruzeiro
Fotos: Instagram/Roger Flores | Reprodução/SporTV

Veja a escalação dos dois times:

Atlético: Carini; Coelho, Werley, Jairo Campos e Leandro; Jonílson (Marques), Correa, Ricardinho (Júnior), Renan Oliveira (Obina); Muriqui e Diego Tardelli.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Gil e Diego Renan (Pedro Ken); Henrique, Elicarlos, Marquinhos Paraná e Gilberto (Roger); Thiago Ribeiro (Bernardo) e Kléber.
Técnico: Adilson Batista.

Decisão em jogo único

A última vez que Atlético e Cruzeiro decidiram uma competição em jogo único foi em 9 de agosto de 1997, na final da Copa Centenário, em comemoração aos 100 anos de Belo Horizonte. O torneio contou com participações internacionais, como Benfica e Milan. O Galo venceu a decisão por 2 a 1, em um Mineirão com 39.095 pagantes e torcida dividida.

Leandro Tavares abriu o placar para o Atlético aos 45 minutos do primeiro tempo. Odair empatou para o Cruzeiro aos 27 da etapa complementar e Valdir desempatou aos 34, dando a vitória para o Galo.

Veja a escalação dos dois times:

Atlético: Paulo César Borges; Dedimar, Sandro Blum, Luís Eduardo e Dedê; Bruno (Neguete) e Doriva; Leandro Tavares, Jorginho (Gutemberg), Valdir (Hernani) e Marques.
Técnico: Emerson Leão.

Cruzeiro: Rodrigo Posso; Ricardo, João Carlos, Odair e Gustavo (Tico); Reginaldo, Marcos Paulo (Donizete Amorim) e Giovanne; Cleison, Fábio Júnior e Roberto Gaúcho (Da Silva).
Técnico: Vantuil Rodrigues.

Final única no Campeonato Mineiro

A última final única do Campeonato Mineiro definida entre Atlético e Cruzeiro aconteceu há mais de 30 anos. No Estadual de 1990, a disputa era em dois turnos. O clube celeste ganhou o primeiro e o Alvinegro o segundo. Assim, houve a decisão em um jogo único, no Mineirão com mais de 90 mil pessoas. Careca fez um gol de cabeça que deu a vitória para a Raposa pelo placar mínimo.

Em 1983, houve decisão entre os rivais em jogo único, mas apenas em uma fase intermediária e não para decisão do título do Campeonato Mineiro. O Cruzeiro venceu por 1 a 0

Já em 1972, os dois decidiram o Campeonato Mineiro em um jogo único e novamente deu Cruzeiro. Com dois gols de Palhinha, a Raposa venceu por 2 a 1, na prorrogação, após o empate em 1 a 1 no tempo normal. O gol do Atlético foi marcado por Dadá Maravilha.

Atlético e Cruzeiro voltam a decidir um Campeonato Mineiro em jogo único e com o Mineirão “meio a meio” na tarde de sábado, 2 de abril, às 16h30. A partida terá transmissão da TV Globo.