Após a vitória fora de casa diante do Santos, o Cruzeiro busca mais um resultado positivo longe de seus domínios. Desta vez, o time de Zé Ricardo enfrenta o Fluminense, adversário que vive grande momento na temporada e ainda conta com um retrospecto pra lá de positivo diante da raposa.
Nos últimos 11 anos, Fluminense x Cruzeiro se enfrentaram 8 vezes pelo Campeonato Brasileiro no estado do Rio de Janeiro. Das 8 partidas, o Tricolor das Laranjeiras venceu 5 vezes, empatou 2 e perdeu apenas 1.
+ Matheus Pereira volta contra o Fluminense? Entenda
Confira o histórico das últimas partidas do confronto, em duelos pelo Brasileirão sob domínio do Fluminense:
2019 – Fluminense 4 x 1 Cruzeiro
2018 – Fluminense 1 x 0 Cruzeiro
2017 – Fluminense 1 x 1 Cruzeiro
2016 – Fluminense 2 x 0 Cruzeiro
2015 – Fluminense 1 x 0 Cruzeiro
2014 – Fluminense 3 x 3 Cruzeiro
2013 – Fluminense 1 x 0 Cruzeiro
2012 – Fluminense 0 x 2 Cruzeiro
Última vitória do Cruzeiro fora de casa
A última vitória celeste diante do Fluminense no Rio de Janeiro aconteceu em um dos cenários mais improváveis de se imaginar. O Fluminense, que havia confirmado o tetracampeonato na rodada anterior, diante do Palmeiras, estava em clima de festa para a entrega da taça. Com o Engenhão completamente tomado por tricolores, a festa começou antes mesmo da bola rolar. Mas o que os torcedores não esperavam, era que um time de campanha mediana naquela temporada colocaria água no chopp dos atuais campeões brasileiros.
Sob comando de Celso Roth, o Cruzeiro passou os primeiros momentos da partida estudando o adversário, que começou embalado pelo apoio e vibração de seus torcedores. Aos 23 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti, Montillo abriu o placar. Logo no início da segunda etapa, em bela jogada individual, Élber ampliou e decretou a vitória celeste.
Sequência negativa no Rio
Desde 2012, vencer no Rio de Janeiro sempre foi uma dificuldade. A primeira vitória do Cruzeiro no novo Maracanã, desde sua reinauguração, ocorreu 5 anos depois, diante do Flamengo, em uma vitória por 2×0 pelas oitavas de final da Libertadores 2018. Mas contra o Fluminense, a sequência negativa continua.
A última vez que se enfrentaram pelo Brasileirão no Maracanã, o time, à época comandado por Mano Menezes, sofreu um revés de 4×1 em noite iluminada do cria de Xerém, João Pedro. O jovem que entrou no decorrer da partida no lugar de Léo Arthur, marcou 2 vezes e decretou a goleada tricolor.
Prévia da partida
Com a troca de gramado do Maracanã, a expectativa é que o Fluminense de Fernando Diniz consiga propor o jogo da maneira que gosta e faz com excelência. Mesmo com a cabeça na semifinal da Libertadores na próxima semana, o treinador não deve poupar jogadores para a partida, escalando o que há de melhor dentro do seu esquema tático.
Para o Cruzeiro, que reencontrou o caminho das vitórias na última rodada, a expectativa é manter o bom desempenho realizado na Vila Belmiro e quem sabe, emendar uma sequência de resultados positivos.
Zé Ricardo será obrigado a realizar algumas mexidas, como a de um zagueiro para suprir a ausência de Luciano Castán, suspenso. Há também a possibilidade de Nikão assumir a titularidade. Após entrar muito bem no decorrer das últimas partidas, o camisa 10 vem reconquistando o seu espaço dentro do elenco e não seria surpresa se iniciasse entre os 11 no Maracanã.
A partida entre Fluminense x Cruzeiro acontece na próxima quarta, às 21:30, no Maracanã. Todo o pós-jogo e análises da partida você encontra aqui, no Mais Minas.