Menu

Velhos conhecidos: sorteio põe Atlético e América no mesmo grupo da Libertadores

Clássico das Multidões terá sua primeira edição internacional
25/03/2022 às 15:09
Tempo de leitura
2 min
Foto: Pedro Souza / Atlético
Foto: Pedro Souza / Atlético

Imagina passar um bom tempo planejando aquela grande e sonhada viagem internacional, e quando chegar lá, dar de cara com seu vizinho mais antigo da rua de casa? Pois é… Isso irá acontecer com Atlético e América na Libertadores, que caíram juntos no grupo D da competição, após sorteio realizado pela CONMEBOL, na tarde desta sexta-feira (25).

A possibilidade, apesar de pequena, existia, já que o Coelho entrou no pote 4, por vir das fase preliminares, enquanto o Galo estava no pote 1, após as conquistas de 2021.

Grupo D

Ao lado dos mineiros, Deportes Tolima-COL e Independiente Del Valle-ECU completam o grupo. Ambas as equipes são acostumadas a jogar a Taça Libertadores, e já aprontaram contra times brasileiros.

Em 2010, o Tolima eliminou o Corinthians de Tite e Ronaldo Fenômeno na fase preliminar, em um episódio histórico. O Del Valle também fez das suas, e tirou o Grêmio na temporada passada, também na pré-Libertadores.

Por outro lado, será a primeira vez do América numa fase de grupos da maior competição de futebol do continente. Mesmo assim, o Coelho tem se mostrado valente, e já eliminou times tradicionais, como Guaraní-PAR e Barcelona-ECU.

O Atlético, no entanto, acumula participações na Libertadores nos últimos anos, e busca o bicampeonato.

Jejum

Atualmente, o lado atleticano tem dominado o Clássico das Multidões. Afinal, o Galo está invicto no embate há quase seis anos. A última vitória americana foi no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro de 2016, por 2 a 1.

Desde então, os times disputaram 19 jogos, com 14 vitórias do Galo e cinco empates. Agora, pela Libertadores, o Atlético terá a oportunidade de prolongar o reinado, enquanto o América irá lutar por novos tempos no dérbi.