O Governo da Bahia abriu na quinta-feira (3) as inscrições para a edição 2025 do programa Partiu Estágio, ofertando 5.504 vagas para estudantes universitários em todo o estado. Os selecionados terão direito a uma bolsa mensal de R$ 607 e auxílio-transporte, atuando na Administração Pública Estadual direta e indireta. As inscrições seguem até 2 de maio exclusivamente pela plataforma oficial do programa.
Quem pode participar do Partiu Estágio 2025?
O programa é voltado para estudantes de nível superior que tenham concluído ao menos 50% de seus cursos. Além disso, os candidatos precisam ter no mínimo 16 anos, estar matriculados regularmente em instituições de ensino superior sediadas na Bahia e residir no estado. A modalidade de ensino pode ser presencial, semipresencial ou Educação a Distância (EAD).
Distribuição das vagas pelo estado
Das 5.504 oportunidades, 1.627 são destinadas à capital, Salvador. As demais 3.877 vagas abrangem cidades do interior e da Região Metropolitana da capital baiana, distribuídas em 387 municípios e 52 órgãos públicos estaduais. O programa contempla estudantes de 117 cursos universitários diferentes.
Uma novidade neste ano é que o estágio do Partiu Estágio poderá ser contabilizado como Estágio Obrigatório, desde que cumpra os critérios exigidos pelo projeto pedagógico do curso e tenha a aprovação da instituição de ensino e do órgão público contratante.
Prioridade e inclusão social
O Partiu Estágio continua priorizando estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal. Também têm prioridade candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsas integrais em escolas privadas. Seguindo a Lei Federal nº 11.788/2008, 10% das vagas são destinadas a estudantes com deficiência.
Duração, carga horária e inscrição
O estágio tem duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto para pessoas com deficiência. Os estagiários trabalharão por quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais.
Para se inscrever, os estudantes devem acessar o site oficial do Governo da Bahia (www.ba.gov.br) até o dia 2 de maio. O candidato precisa possuir cadastro prévio na plataforma ou realizá-lo antes de iniciar sua inscrição. Os selecionados receberão comunicação pelo WhatsApp e as listas serão publicadas no portal da Secretaria da Administração.