Menu

Evento em Ouro Preto debate conservação preventiva do Patrimônio Cultural

26/04/2019 às 10:00
Tempo de leitura
3 min

Cidade que reúne o maior conjunto barroco do mundo, Ouro Preto sediará, a partir da próxima segunda-feira, 29 de abril, o III Encontro Nacional de Tecnologia em Conservação e Restauro, o Entecor. Realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), o evento irá discutir a conservação preventiva de edificações históricas e seus acervos. O tema passou a ser prioritário na área de patrimônio cultural após os trágicos incêndios do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e da Catedral de Notre-Dame, em Paris.

Além do auditório do IFMG, a programação ocupará diversos espaços da cidade como o Anexo do Museu da Inconfidência, a Igreja São Francisco de Paula (São Chico de Cima), a Casa dos Contos e a Igreja do Carmo. “Teremos mesas redondas e palestras, exposição de fotografia, oficinas práticas de ladrilho hidráulico, conservação de azulejos, taipa japonesa e processos e métodos de levantamento de diagnóstico”, afirma o coordenador-geral do encontro, professor Alexandre Ferreira Mascarenhas.

Durante o evento, edificações históricas de caráter privado e residencial receberão intervenções de conservação em sua estrutura de madeira e terra, com orientação e coordenação dos membros da Rede Ibero-americana Proterra e de professores do curso superior de Tecnologia em Conservação e Restauro do IFMG. No sábado, 4 de maio, o diretor do escritório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Ouro Preto, André Henrique Macieira de Souza, vai apresentar o projeto e as obras de restauro, ainda em processo, da Igreja Matriz de Santo Antônio em Glaura, distrito de Ouro Preto.

“Por meio das ações propostas, pretendemos ampliar o campo de visão e atuação dos profissionais, destacando a integração e a multidisciplinariedade de recursos humanos e de tecnologia na área de conservação e restauro”, destaca o professor.

O Entecor tem a perspectiva de contribuir para a difusão das técnicas tradicionais utilizadas em Ouro Preto, bem como ser um centro de disseminação de conhecimento especializado. Apresenta como objetivos discutir novas tecnologias, ser espaço de divulgação da produção científica nacional e internacional, qualificar e contribuir para a formação do estudante e do profissional, além de promover o curso do IFMG, único no Brasil em formação superior direcionado a essa área.

As inscrições para os interessados em participar estão abertas pelo site http://entecor.ouropreto.ifmg.edu.br/, onde também está disponível a programação completa do evento.

Última atualização em 19/08/2022 às 08:27