Menu

Fábrica da Felicidade em Itabirito é o novo ponto turístico do Circuito do Ouro em Minas Gerais

15/02/2017 às 14:23
Tempo de leitura
7 min
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Fábrica da Felicidade, da Coca-Cola FEMSA Brasil em Itabirito, é, a partir deste mês, ponto turístico do Circuito do Ouro de Minas Gerais. O programa de visitas à fábrica da empresa passa a fazer parte da rota gastronômica do roteiro “Entre Trilhas Sabores e Aromas”, juntamente com o tradicional pastel de angu. Além disso, a Fábrica da Felicidade será uma das atrações para os turistas e moradores da região que vão aproveitar o Carnaval na região.

De acordo com a diretora executiva da Associação do Circuito Turístico do Ouro (ACO), Isabella Ricci, a fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil está localizada em um dos municípios que compõem o roteiro e é um dos atrativos prontos para serem visitados pelos turistas. “Além de Itabirito, Rio Acima, Nova Lima e Sabará fazem parte da rota, com o objetivo de facilitar a circulação do turista pelo Circuito do Ouro e segmentar a oferta turística desses roteiros por meio de seus destaques”, declara.

Sobre a inclusão da Fábrica da Felicidade ao Circuito do Ouro, Isabella afirma que a atração vai engrandecer o roteiro. “Além do pastel de angu, produto típico de Itabirito, temos uma bebida de fama internacional nessa rota gastronômica. É um passeio muito bacana, que traz de forma lúdica a história da Coca-Cola, consumida no mundo inteiro, e que agora vai fazer parte também da história do Circuito do Ouro”, acrescenta.

O agendamento de visitas deve ser feito previamente pelo site  www.fabricadafelicidade.com.br. As visitas são realizadas durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, sendo duas por dia com grupos de até 40 pessoas cada. Crianças abaixo de 12 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis legais.
“Estamos muito contentes em fazer parte de um dos projetos turísticos mais importantes de Minas Gerais. O público poderá conhecer, de forma lúdica e interativa, a história da companhia e os processos de fabricação de bebidas. Essa iniciativa vai estreitar ainda mais o relacionamento com a comunidade e apresentar as iniciativas ambientais da ‘fábrica mais verde do Sistema Coca-Cola’”, afirma o gerente de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil, Rodrigo Simonato.

Atração no Carnaval de Itabirito

Os foliões que estiverem aproveitando o Carnaval em Itabirito e região também poderão conhecer a Fábrica da Felicidade. No dia 27 de fevereiro, a partir das 8h, a prefeitura da cidade vai organizar uma visita à fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil para quem quiser aproveitar e conhecer o ponto turístico. A duração do passeio é estimado em quatro horas (deslocamento e visita), com saída da Praça da Estação (Praça Dr. Guilherme, s/n° – Centro) de Itabirito. O valor é R$ 25, com transporte incluso, e a saída é garantida com o mínimo de 30 pessoas.

As reservas serão realizadas, antecipadamente, no CRIT (Centro de Referências e Informações Turísticas), de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h, e, durante o Carnaval, na sexta-feira, das 12h à 0h, e de sábado a terça-feira, das 10h à 0h. É necessário apresentar documento de identificação com foto. Menores de 18 anos só poderão realizar os passeios mediante apresentação do termo de autorização assinado por seu responsável legal. Menores de 12 anos só poderão realizar os passeios acompanhados por pais ou responsáveis legais. Outras informações pelos telefones (31) 3561-7847/(31) 98894-3764 ou pelo e-mail [email protected].

“Acreditamos que esse roteiro será um dos principais atrativos para vistantes e moradores do município. A parceria com a empresa vai promover a cidade como destino turístico na região e a expectativa é de fomentar novos negócios de turismo para Itabirito. Além disso, a prefeitura investe na promoção e lança, ainda no Carnaval, o mapa turístico, um novo guia que já inclui a Fábrica da Felicidade e um cartão postal exclusivo da atração”, explica Michilene Rodrigues, diretora de Turismo da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito.

Sobre a Fábrica da Felicidade

O tour dos visitantes pela Fábrica da Felicidade é dividido em nove etapas, todas com interatividade e com recursos de alta tecnologia. Para contar a trajetória da Coca-Cola, o passeio inclui diversos ambientes especialmente criados para tornar a experiência única, como o bar antigo onde a bebida era vendida no século 19, o laboratório em que foi fabricada a Coca-Cola, além de uma sessão de cinema 3D. No fim do passeio, que dura cerca de 2 horas, o participante “descobre” a fórmula secreta da Coca-Cola, além de realizar degustação dos produtos da marca.
“Com esse programa, nosso objetivo é nos aproximar ainda mais das comunidades em que temos operação e apresentar todos os conceitos de sustentabilidade que a fábrica de Itabirito foi criada”, diz Rodrigo Simonato. Ele explica que a Fábrica da Felicidade de Itabirito é a segunda implantada pela Coca-Cola FEMSA no Brasil. O projeto é mundial e foi criado para tornar as visitas às unidades ainda mais interativas e divertidas para aqueles que querem conhecer o processo produtivo da marca.

Sobre o Circuito do Ouro e roteiro “Entre Trilhas, Sabores e Aromas”

O Circuito do Ouro é uma região turística que agrupa 17 municípios com proximidade geográfica e afinidades históricas, culturais e naturais. É legitimada pela política pública nacional e estadual de “Regionalização do Turismo”.
O roteiro “Entre Trilhas, Sabores e Aromas” agrupa quatro cidades que além de sua grande importância no ciclo do ouro e das surpreendentes trilhas de vários níveis de dificuldade, guardam uma bela gastronomia típica: Rio Acima, Itabirito, Nova Lima e Sabará. O grande diferencial da gastronomia por aqui é que seus produtos gastronômicos dificilmente serão encontrados em outros lugares da forma que serão encontrados por aqui.

Sobre a Coca-Cola FEMSA

Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V produz e distribui Coca-Cola, Fanta, Sprite, Del Valle, Schweppes e outras bebidas do portfólio da The Coca-Cola Company em 10 países: México (uma parte substancial da região central, incluindo a Cidade do México, bem como sudeste e nordeste do país); Guatemala (Cidade da Guatemala e região metropolitana); Nicarágua (todo o país); Costa Rica (todo o país); Panamá (todo o país); Colômbia (maior parte do país); Venezuela (todo o país); Brasil (parte do país); Argentina (Buenos Aires e arredores) e Filipinas (todo o país). A empresa, maior franquia do sistema Coca-Cola no mundo, também engarrafa e distribui água, sucos, chás, isotônicos, cervejas e outras bebidas em alguns desses territórios. Ao todo, possui 63 fábricas e 327 centros de distribuição, atendendo mais de 358 milhões de consumidores por meio de aproximadamente 2,8 milhões de pontos de vendas e conta com mais de 120 mil funcionários em todo o mundo.

No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás.

No Brasil, são 42 centros de distribuição e 12 fábricas, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola.

Última atualização em 22/03/2023 às 01:30