Mais Minas
Portal de notícias de Minas Gerais

Faça você mesmo o seu Ovo de Páscoa

O ovo de Páscoa é um mimo que já faz parte da cultura brasileira e tornou-se indispensável para o domingo pascoal, principalmente para as crianças. No entanto, com o passar dos anos, tornou-se praticamente um alimento de luxo, devido aos preços exorbitantes. Você pode fazer uma economia significativa se resolver se aventurar a confeccionar seus próprios ovos de chocolate, aprenda como!

Existem vários tipos de ovos de Páscoa, o tradicional, aquele que vem dois lados e geralmente tem bombons dentro, o trufado, onde cada parte tem um recheio envolto pelo chocolate, e o de colher, o ovo que vem meia banda e é recheado até a borda, esse último geralmente o recheio é pastoso.

As receitas que você vai aprender nessa matéria podem servir para você presentear amigos, parentes e as crianças da família, ou para aproveitar o período de grande procura pelo produto para ganhar um dinheiro extra.

Então sem mais delongas, vamos ao que interessa aqui! Aprenda abaixo como os ovos de chocolate são feitos e surpreenda na Páscoa .

Antes de começar a cozinhar, você precisa definir qual vai ser o tamanho e a quantidade de ovos de Páscoa que você deseja fazer.

Para todos os tipos de ovos de chocolate você vai precisar dos seguintes itens:

– Formas de Silicone para ovo de Páscoa

As formas estão custando cerca de R$ 7 cada uma, você vai precisar de pelo menos duas formas para fazer os dois lados dos ovos.

Caso for colocar bombons dentro dos ovos, você precisará também de formas para confecciona-los.

– Chocolate

A quantidade de chocolate que você vai usar vai depender de quantos ovos você vai fazer.

É importante entender que a proporção do chocolate deve ser a mesma do tamanho do ovo que você vai fazer, por exemplo, se você quer fazer um ovo de 350 gramas (incluindo bombons), você vai precisar de exatas 350 gramas.

No mercado há barras de chocolate para confeiteiro (fracionado) de 500 gramas até 10 quilos. Vale ressaltar que a qualidade do chocolate que você comprar é importante para que os seus ovos não fiquem parecendo parafinas (risos).

Ainda sobre chocolates, você precisará definir o tipo que deseja, se é ao leite, meio amargo ou amargo, você também pode escolher chocolate diet, com zero açúcar.

– Embalagem

Depois de prontos e deliciosos, os ovos precisarão ganhar um charme especial compatível com a data, sendo assim você terá que investi em folhas para ovo de Páscoa e fitilhos.

O material usado para embalar os seus ovos são de acordo com o seu gosto, as folhas lisas e brilhosas custam cerca de R$ 8, porém o preço não é tabelado, pode variar de acordo com a cidade.

A fita para amarrar a folha também possui uma variação, podendo ser dupla, uma única, com uma cor, ou colorida, depende do seu gosto.

Para a criançada há folhas e fitas temáticas, e as com personagens de desenho geralmente são as mais procuradas.

Se você desejar fazer ovo de colher, precisa saber que nesse caso a embalagem é diferente, própria para esse tipo de Ovo.

Aprenda a Fazer a Casca do Ovo de Páscoa

1º passo – derreta 350 gramas de chocolate em banho-maria;

2º passo – coloque uma boa quantidade do chocolate em uma forma em seguida passe ele em toda a forma usando a parte detrás da colher, formando uma primeira camada e leve a geladeira até a casca secar, em seguida passe uma segunda camada, coloque papel toalha e leve a geladeira novamente, em seguida passe a terceira e última camada. Raspe com uma faca os chocolates que ficarem ao redor da forma, coloque papel toalha e leve a geladeira e

3º passo – retire cuidadosamente os ovos da forma.

Ovo de Páscoa Tradicional

Você pode fazer a casca normalmente conforme ensinado acima e usar os mesmos procedimentos para fazer os bombons.

Após retirar da geladeira e desinformar você começará a monta os seus ovos.

Use papel laminado para unir as duas partes do seu ovo, e em seguida faça um embrulho bonito com a folha e finalize com fita.

Pronto, seu ovo de Páscoa Tradicional está no jeito!

Ovo de Páscoa Trufado

Para montar seu ovo da Páscoa trufado, você primeiro vai fazer as cascas, conforme ensinado acima. Porém, ao fazer a primeira casca você vai acrescentar por cima dela o recheio que deseja colocar no Ovo.

A opções para o recheio são muitas, tem de coco, trufa, morango, maracujá, ninho, etc.

Após colocar o recheio no seu ovo, você deve fazer uma nova casca para tapar o recheio.

Depois disso embale-o e pronto!

Ovo da Páscoa de Colher

Para o ovo de colher você precisa fazer a casca, em seguida você deve recheá-la até próximo da borda, e por cima colocar doces do tipo brigadeiro, ou beijinho, ou o sabor que preferir.

O ovo de colher geralmente é muito decorado, algumas pessoas gostam de colocar morangos, ou fios de coberturas.

depois de decorar seu ovo de colher você deve colocá-lo na embalagem, que é uma caixa própria para eles e prontinho!

Dica

Como estamos falando sobre receita de produtos caseiros é interessante que os ovos de Páscoa que você fizer fiquem guardados na geladeira até se aproximar da data.

Caso você queira vendê-los deve somar o valor dos materiais usados ao valor da sua mãe de obra, sempre de olho nos valores do mercado.

Feliz Páscoa a todos!

Comentários do Facebook
Participe gratuitamente do nosso grupo de notícias no Telegram -> ENTRAR.
você pode gostar também