O cartão de visita de um imóvel, a fachada, fala muito sobre quem vive ali e sobre toda a casa que tende a seguir o mesmo modelo. Temos, como exemplo, pessoas mais urbanas que preferem ter vidro e concreto na frente de suas casas do que algum tipo de vegetação. E há aquelas que fecham as fachadas de casas com plantas. Estilo é estilo, cada um tem o seu. É preciso ter cuidado com os excessos ou falta de harmonização, do contrário a parte exterior da casa pode virar uma fachada de cassino de Las Vegas, cheia de teretetê.
Fachadas neutras
Você pode ser do tipo discreto, daqueles que a casa passa quase despercebida na sua rua, optando por tons nudes ou branco gelo.
Ainda assim, é possível caprichar no jardim, pois nesse caso as flores serão as grandes protagonistas. É preciso ter atenção também com a cor da fechada para não “chocar” com a pintura e as plantas.
Apartamento
Pensou que seria impossível deixar aquela varandinha ou sacada do seu apê charmosa? Errou! A aplicação de uma rede com cores quentes (amarelo, laranja, azul royal) e plantas em grandes vasos pode deixar aquele seu cantinho pequeno bem harmonizado.
Garagem e telhado
A garagem sempre ocupa um grande espaço na fachada de um imóvel, por isso ela deve ser pensada minuciosamente para não ser motivo de transtorno posteriormente. Deve-se pensar onde ela será instalada, e se será aberta ou fechada. Pois, aberta, ela pode expor uma parte da casa e é favorável principalmente para imóveis pequenos, que mostra mais a fachada. Já para imóveis maiores, a garagem aberta não é tão interessante.
O tom do telhado deve seguir as cores usadas nas paredes, se sobrepondo. Por exemplo, se a cor escolhida para a parede é for areia, bege, amarelo ou mostarda, o telhado pode ser marrom. Agora se a parede estar branco, gelo, cinza, a cor de telhado deve se clara.
Isso se o telhado aparecer, pois existem imóveis em que o arquiteto prefere esconder o telhado, dando maior atenção visual as janelas e Jardim.
Janelas, portas e calçada
Não é uma obrigação total que as janelas e portas sejam iguais, sigam em “triozinho”, apesar de ser o mais comum de acontecer. Pessoas mais aleatórias e desprendidas de protocolos podem optar por uma porta total em madeira e janelas totalmente no vidro, e vice-versa, isso entrega um estilo mais moderno a residência.
Já a calçada, nem sempre precisa ser de concreto puro, nela podem ser aplicados pisos externos e até mesmo pedras, que se acompanhados por uma grama bem “verdinha”, deixará a fachada muito interessante e acolhedora.
O rústico pode ser bem vindo
Nada substitui a clássica parede em tijolos, que, se acompanhada por uma ou duas belas árvores, entregam um modo retrô à residência, fazendo-a convidativa para visitas. É aquela casa que dá vontade de entrar em tomar um chocolate quente em dias frios, ou um chá gelado com limão no calor.
Revestimentos
A maneira como os muros ou as paredes da fachada são revestidas é um diferencial.
Existe revestimento de cristal, que deixa a casa com um tom luxuoso e um toque de riqueza e sofisticação. Em contraponto, existe o revestimento na parede de pedra palito, que dá a impressão de casa de pessoas com personalidade forte, que não se rendem aos atrativos da indústria mobiliária, o que acaba sendo muito interessante também.
Iluminação
Existem pessoas que, por insegurança, preferem uma fachada de casa mais iluminada. Por isso, investem em jogos de luzes, leds e agregados que, além de valorizar a beleza da casa, facilita a visão.
Existem também as iluminações luxuosas compostas por jogos de cores como azul, verde, vermelho e roxo. Essas devem ser pensadas para imóveis maiores.