Durante uma fiscalização em um centro terapêutico na zona rural de Machado, no Sul de Minas Gerais, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em ação conjunta com o Ministério Público e a Vigilância Sanitária, encontrou diversas irregularidades nas condições sanitárias do local. Cinco pessoas que estavam no centro foram presas em flagrante pelos crimes de tortura, tráfico de entorpecentes, maus-tratos, sequestro, cárcere privado e organização criminosa. Segundo a polícia, alguns internos do centro, homens com idades entre 19 e 54 anos, relataram que foram internados contra vontade e sofriam com práticas de tortura física e psicológica. Leia mais Caso Djidja: suspeitos devem responder por 13 crimes, diz polícia Tromba d'água surpreende banhistas na Grande São Luís (MA); veja o vídeo Novas imagens mostram morte de homem após ‘peeling de fenol’; assista Os castigos e punições, segundo os internos, aconteciam em uma sala no interior do centro. Os policiais localizaram o cômodo e encontraram diversos objetos como cinturões com braceletes para imobilização e faixas. Segundo as vítimas, os objetos eram utilizados na prática de tortura. A polícia encontrou ainda recipientes identificados como drogas e álcool, contendo medicamentos, além de caixas de remédios controlados sem prescrição médica e blocos de receitas em branco, assinados pelo médico responsável, mas sem indicação da origem. Segundo os internos, quando alguém tentava fugir do local, os medicamentos eram usados para sedá-los. Os remédios eram administrados por qualquer funcionário do centro. Segundo a Polícia Militar, o gerente do centro terapêutico tentou fugir do local durante a fiscalização mas foi interceptado e preso em flagrante. Com ele foram encontrados cheques, dinheiro e um comprovante de depósito. Durante a inspeção, documentos e pastas foram apreendidos para investigação e todos os funcionários do estabelecimento foram detidos e encaminhados à delegacia. Segundo a polícia as investigações continuam. Este conteúdo foi originalmente publicado em Sala de tortura é localizada pela polícia durante fiscalização em Centro Terapêutico em Minas Gerais no site CNN Brasil.
PUBLICIDADE

Entre 12 de julho e 10 de agosto, a charmosa cidade de Diamantina, no coração do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, será palco do Festival de Inverno de Diamantina. Promovido pela Pulsar Brasil, Prefeitura de Diamantina, e apoiado por patrocínios da Tambasa Atacadista e Cateno, além da parceria do SEBRAE, Conselho de Cultura e Patrimônio e Comtur, o evento promete unir música, gastronomia e história em um cenário deslumbrante.

Patrimônio Histórico e Cultural

Emoldurada pela imponente Serra do Espinhaço, Diamantina encanta com sua arquitetura colonial e igrejas históricas, como a Catedral Metropolitana, Nossa Senhora do Carmo, São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Esse cenário, perfeito para uma viagem no tempo, se torna ainda mais vibrante durante o festival.

PUBLICIDADE

Programação Diversificada

O festival contará com apresentações da Orquestra Sinfônica de Diamantina, Concerto Mirim e a famosa Vesperata. Além disso, haverá oficinas, saraus, artesanato, feiras e workshops, proporcionando atividades para todas as idades. Artistas de rua e teatro de rua animarão as vias, e o Teatro Santa Isabel sediará espetáculos inesquecíveis.

PUBLICIDADE

Grandes Nomes da Música

Nomes renomados da música brasileira também farão parte do evento. Entre os destaques, Zeca Baleiro, João Ramalho, Rodrigo e Marilton Borges tocando o melhor do Clube da Esquina, Adriana Araújo, Mambo Jazz e Piano Rock.

Gastronomia e Aventura

A gastronomia local será um ponto alto, com fondue e pratos especiais em um clima aconchegante. No dia 12 de julho, será inaugurado o Festival Gastronômico com a participação dos melhores bares e restaurantes da cidade. Os aventureiros poderão explorar trilhas, cachoeiras e até fazer passeios panorâmicos de balão, além de participar da ultramaratona de bike do Sertão Diamante.

Vinho e Cerveja Artesanais

Para os amantes de vinho, Diamantina abriga sete vinícolas onde é possível desfrutar de brunches ou almoços harmonizados. A cidade também possui cinco cervejarias artesanais. Para encerrar o evento, nos dias 9 e 10 de agosto, o Festival Artesanal de Diamantina: Cervejas, Queijos & Vinhos destacará os principais produtos artesanais da região, oferecendo degustações, comercialização de produtos e shows musicais.

Programação completa do Festival de Inverno de Diamantina

Dia 12/07

  • Abertura do festival nos bares e restaurantes da cidade

Dia 19/07

  • Caminhada Seresteira
  • Concerto da Banda Mirim
  • Sertão Diamante

Dia 20/07

  • Sertão Diamante
  • Orquestra Sinfônica de Diamantina

Dia 26/07

  • Caminhada Seresteira
  • Zeca Baleiro
  • Mambo Jazz

Dia 27/07

  • Vesperata
  • Rodrigo e Marilton Borges tocam Clube da Esquina
  • João Ramalho

Dia 02/08

  • Caminhada Seresteira
  • Piano Rock
  • Vozes do Tijuco

Dia 03/08

  • Vesperata
  • Adriana Araújo

Dias 09 e 10/08

  • Festival Artesanal de Diamantina: Cervejas, Queijos & Vinhos

Serviço

Data: 12 de julho a 10 de agosto de 2024
Local: Centro Histórico de Diamantina – MG
Entrada: Gratuita

COMENTÁRIOS