Menu

Festival Gastronômico e Cultural volta a ser presencial em Pouso Alegre

Aberto ao público, evento acontece entre 14 e 16 de abril, na Avenida Tuany Toledo, com diversas atrações para toda a família
10/04/2023 às 13:14
Tempo de leitura
4 min
Patronagens Band é uma das esperadas atrações do Festival - Foto: Divulgação
Patronagens Band é uma das esperadas atrações do Festival - Foto: Divulgação

A General Mills, dona das marcas Yoki, Kitano e Häagen-Dazs, e o Governo de Minas Gerais promovem a 6ª edição do Festival Gastronômico e Cultural do Sul de Minas, no município de Pouso Alegre, entre os dias 14 a 16 de abril. O evento promete movimentar a cultura e o turismo do território da Mantiqueira, com diversas atrações musicais e gastronômicas. Essa é a primeira edição presencial do festival desde o início da pandemia de Covid-19 – a última edição ocorreu de forma online.

O evento será realizado na Avenida Tuany Toledo, no bairro Fátima II, e contará com a participação de restaurantes de Pouso Alegre, atrações culturais, barracas gastronômicas, feira de artesanato, além de cozinhas e aulas-shows gratuitas com renomados chefs. Para participar das aulas-shows os interessados deverão realizar a inscrição no local do Festival de forma antecipada. Não será cobrada taxa de inscrição. Os participantes serão escolhidos por ordem de chegada.

O Festival é aberto ao público nos dias 14, 15 e 16 de abril. A abertura oficial do evento acontece no dia 13 com um jantar exclusivo para convidados, parceiros, patrocinadores, autoridades e imprensa. O Festival conta com uma área de mil metros quadrados, coberta por tendas e com uma cenografia especial, estandes gastronômicos, artesanato, espaço para cozinha-show, palco, área exclusiva com banheiros e com acessibilidade, garantindo assim conforto e segurança ao público presente.

Os organizadores do Festival, Marco Dias, gestor do projeto e Adriana Cardoso, da Espaço Ampliar e os patrocinadores estimam que mais de 10 mil visitantes compareçam nessa edição. “Nossa expectativa é que o evento seja um sucesso e que, principalmente, impulsione o turismo e a cultura mineira, valorizando os estabelecimentos gastronômicos e os setores de lazer e cultura da região e, claro o munícipio de Pouso Alegre”, declara Raphael Lima, Gerente de Planta da Unidade Pouso Alegre da General Mills, um dos patrocinadores.

Ação social

O 6º Festival Gastronômico e Cultural do Sul de Minas vai beneficiar várias entidades filantrópicas de Pouso Alegre, cedendo espaço para a instalação de estandes das instituições Rotary Club, Casa Dia, Shine, Educandário, entre outras, com intuito de comercializar seus produtos, e, arrecadar recursos para manutenção das instituições.

O Festival Gastronômico e Cultural do Sul de Minas é realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à cultura de Minas Gerais, com patrocínio master da General Mills, Yoki e Kitano, e patrocínios da Prática, Supermercados BH, Gasômetro, Sicoob Credivass, UNA Pouso Alegre, Grupo Celinho, Autoescola Sapucaí, Ótica Diniz e Produz Energia Solar. Gestão da Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos e Trium Brasil. Conta com o apoio de Abrasel, FBHA, CNC, Sesc, Senac, SEBRAE, FGM – Semana da Gastronomia Mineira, Rádios Difusora e Bandfm, CIASEG, Trilhaweb, Câmara Municipal de Pouso Alegre e Prefeitura de Pouso Alegre. Realização SINDIPA, ACIPA e do Governo de Minas – Governo Diferente, Estado Eficiente.

Serviço:

6º Festival Gastronômico e Cultural do Sul de Minas

Local: Avenida Tuany Toledo, bairro Fátima II, Pouso Alegre – MG

Dias 14, 15 e 16 de abril de 2023

Entrada franca

Programação completa

Sexta-feira, dia 14 de abril

Abertura 18 h – Avenida Tuany Toledo – VIA GASTRONOMICA

19:30h – cozinha show com chef Chef Fernanda Fonseca

20h – Apresentação Cultural – Caio e Breno

Sábado, dia 15 de abril

Abertura às 11h00

13h00 – cozinha-show – Tachada Doce – com o chef Glaucio Peron

15h00 – Apresentação Cultural – Lara e Ed

16h00 – cozinha-show – Chef Ramon

18h00 – Aula-show, com o chef Edson Puiati

20h00 – Apresentação Cultural – Simp’Songs

Domingo, dia 16 de abril

Abertura às 11h00

12h00 – Apresentação Cultural – Lê Guimarães

13h00 – cozinha show – Porquin Atolado no Milharal – Chef Afonso Bicalho

15h00 – cozinha-show – Panqueca de Frango com Marolo – com a chef Caroline Moraes

16h00 – Apresentação Cultural – Samba Brazucas

17h00 – cozinha-show – Cerveja Pos Doc – com Prof Francisco Costa e Luciana Guimarães

17h30 – cozinha-show – Drink Gin Lassaleti

19h00 – Cozinha-show – Chef Ricardo Martins – File da horta

19h00 – Apresentação Cultural – Patronagens Band

Fonte: General Mills